Data original: 01/06/2023
Como tem muito histerismo rolando com a possível OPA da ENBR3, vou relatar uma estória real sobre um evento parecido, quando eu fiz aparentemente tudo errado (ou seja, não fazer nada) e ainda assim deu certo:
Em dezembro de 2015 me tornei assinante da bastter.com. Nesta época, a Whirlpool (WHRL3) era uma empresa bem cotada no Bastter Ranking. Quem for no mural da empresa e ler as postagens entre 2013 e 2015, verá a soltação de franga dos foristas e de como o @Bastter, já naquela época, avisava que a empresa, mesmo com bons números, não queria minoritários, sem liquidez nas ON e sem tag along nas PN.
Eu, bem mais sardinha naquela época, resolvi colocar WHRL3 na carteira. Pelos motivos errados, claro: P/L baixo, bom DY (uma das postagens do mural em 2014: "essa empresa é uma máquina de dividendos. já atualizei no calendário bastter"), estava bem no Bastter Ranking e o preço tinha despencado pela metade desde abril de 2015. Queria comprar 3X lotes no meu controle de risco, mas a "oportunidade" era tão boa, que resolvi comprar 5X lotes.
Em julho de 2016, a empresa anunciou a intenção de OPA. E aí começou o histerismo no mural. Em setembro, um usuário posta: "por que não retiram do top 10 bastter rating já que anunciou opa".
Eu, como não acompanhava a bastter.com naquele momento e estava completamente no modo "buy&forget", nunca fiquei sabendo da OPA. mas em novembro, um usuário posta "O preço ofertado foi $3,30 por ação e a cotação estacionou próximo desse valor. Vou vender e partir pra outra". Mas a OPA nunca saiu.
Desde então, essa empresa que eu jamais teria investido com a cabeça que tenho hoje (pela baixa liquidez e os problemas de governança) pagou (já em 2020) em dividendos todo o capital investido e ainda teve aumento expressivo na cotação.
Eu, se estivesse acompanhando a OPA em 2016, provavelmente teria vendido o que tinha de WHRL3. Teria sido irresistível porque eu realizaria um lucro de 50% em poucos meses e sairia de uma bomba que não queria sONcios. Novamente, eu só fui salvo porque estava afastado do mercado, focando no meu trabalho e sem tempo pra acompanhar mural de empresas e histerismo de foristas.
Aviso aos cleitonildos: isso não é uma recomendação de nada, nem pra vender ENBR, nem pra segurar até o fim e muito menos pra comprar lixo como a WHRL3. Cada um faz o que lhe der mais #pas. Seja o que for. O que importa mesmo é o teste do travesseiro e focar nas coisas que realmente fazem a diferença.