Praticar qualquer esporte durante uma 1h é um grande desafio físico e mental. Na corrida, especialmente, é um período de tempo que deixa qualquer um cansado.
Por mais treinado que você possa estar, 10km ou 1h ou algo parecido é uma distância/tempo que te desafia, pois te tira da zona de conforto. Exige esforço, suor e muita concentração, seja para terminar o treino ou para melhorar seu tempo. Em 1h tudo pode acontecer, o tempo muda, chove, o sol aparece, seu tenis descola a sola, da vontadade de ir ao banheiro, aparece uma sede ou dor inexplicável, e você precisa superar essas adversidades. Uma vez deixei uma garrafinha de refrigerante com agua congelada em um trecho escondido na metade do caminho, para que na volta pudesse me hidratar sem precisar carregá-la, e pouco antes desse ponto, vejo um cachorro passando com minha garrafa na boca, como um prêmio! até isso pode acontecer, hahaha!
A medida que treinamos e evoluimos, alcançamos uma fase em que a dor é suportável ou inexistente para esse nível de esforço, e a partir daí nos beneficiamos de forma exponencial da sensação de prazer que a endorfina nos proporciona. Mas a endorfina ainda não é o ápice da atividade.
O ápice da atividade ocorre quando o seu foco ultrapassa a métrica correta do movimento ou a medida exata da força de cada passada, é quando você atinge o nível da consciência além do movimento.
Em uma hora eu consigo revisitar todos os compromissos do dia, simular cenários, revisar conteudo do MBA que estudei alguns dias antes, imaginar como irei apresentar os slides na reunião superimportante que terei no inicio da tarde, ou mesmo, resolver problemas financeiros, imaginar como serei feliza ao quitar minhas dívidas, ou como é importante passar mais tempo com meus pais e organizar agenda para tomar café com eles.
E com vocês, o que é possível fazer quando atingem esse nível de concentração?