Achamos que a aviação comercial está a mesma, mas de umas 2 ou 3 décadas para cá, tem melhorado muito.
Como humanos, temos a tendência de ver a parte ruim e esquecemos da boa.
Abaixo algumas mudanças para melhor que aconteceram.
- Antes era normal o avião chegar perto do Aeroporto de destino e ficar "circundando" até ter um espaço para pousar - então entrava numa "fila" de pouso.
Hoje em dia, o tempo de vôo e "espaço" para o avião pousar no destino é calculado por computador.
Então a velocidade que ele voa e a hora que decola já estão pré-estipuladas para não haver gasto de tempo nem desperdício de combustível.
- Os aviões de hj em dia estão gastando muito menos combustível, mesmo demorando um pouco menos tempo para fazer o mesmo trajeto que faziam há algumas décadas.
- O avião de hj em dia faz curvas compensadas por computadores.
Se vc tiver com um copo cheio de água até a boca na sua mesinha e o avião fizer uma curva, a água ficará no mesmo lugar, não vai derramar para um lado nem outro.
- O controle de estabilidade do avião hj em dia é feito o tempo inteiro por computadores que deixam as turbulências muito mais tranquilas.
Antigamente era normal vermos aqueles vídeos de malas caindo dos bagageiros e pessoas "balançando" (e até se chocando com o teto quando estavam sem cinto de segurança).
Hj em dia é raro balançar mais do que "um pouquinho".
- Apesar das poltronas hj em dia estarem mais para "banquinhos" desconfortáveis, na maioria dos voos com mais de 2h temos centenas de opções para entretenimento.
Antes tinha somente algumas músicas que tocavam com qualidade deplorável e uma tela geral para toda a cabine que passava um só filme.
Hj em dia cada poltrona tem uma tela individual com centenas de filmes, séries, musicais, documentários etc que podemos assistir.
- MESMO com a desvalorização do Dólar (poder de compra pela metade nas ultimas poucas decadas), as passagens de avião giram em torno do mesmo valor.
Por exemplo, do Brasil para Europa ou EUA continua sendo U$1200 a U$1600 (preço cheio IATA).
Lógico que há promoções, mas mesmo assim ficam mais ou menos em U$700 a U$800 em baixa temporada, ponto a ponto para capitais nos EUA ou Europa Ocidental.
- Os motores (turbinas) estão MUITO mais silenciosos.
Tanto para quem está dentro do avião quanto para quem está perto dos aeroportos.
Noto isso pois quando tinha alguma gravação antigamente e passava avião, tinha que parar pois fazia muito barulho (eu gravava muito perto do aeroporto de Jacarepaguá no Rio)
Hoje, se o avião não estiver decolando muito próximo, nem conseguimos escutar.
Enfim... não acho que muitas pessoas se interessem por este post, mas acho que os poucos que se interessam em voar ou viajam muito, vão achar algo que ainda não tinham notado nos últimos anos.
Boa semana a todos.