Link para o FAQ
Se voce tem dividas, pague todas as dividas antes de investir. Mantenha somente reserva de Emergencia e todo o resto vai para pagar dividas. Investir com dividas é se enganar e se fizer isso terminará com menos patrimônio. pague tudo que puder e no caso de dividas mais longas compre Tempo sempre que possível.
Mesmo o financiamento imobiliário, mesmo que tenha taxas mais baixas deve ser pago antes de investir. O ONREVOG pode mudar a regra, voce pode perder o emprego, muitas coisas eradas podem acontecer.
Se tiver algo para vender, venda para pagar as dividas. Nada é seu de verdade se você tem dividas.
Roteiro para Acabar com Dívidas
1 - Com dívidas não adianta investir pois as dívidas sempre vencem os investimentos. Não faça continhas, pague as dívidas.
2 - Mantenha somente Reserva de Emergência, todos outros investimentos venda e pague as dividas.

"Investir com dívida = Pegar dinheiro emprestado para investir
Sim, é exatamente a MESMA coisa. A maioria não faria o segundo, mas acha normal o primeiro. Vamos parar com a auto enganação/sabotagem."
- O.Escolhido
3 - O ONREVOG pode mudar as regras das dívidas, pode vir inflação alta, você pode perder o emprego, dívidas são um risco alto.
4 - Venda tudo que você puder e pague suas dívidas. Venda seu carro se possível e tudo que puder vender.
5 - Todo dinheiro do seu trabalho que sobrar e toda renda que receber seja lá do que for antecipe as dívidas.
6 - Compre sempre tempo, pagando as últimas parcelas, quanto mais Tempo mais juros vai pagar e mais dinheiro vai pagar pela mesma coisa e no fim menor será seu patrimonio.
7 - Enquanto tem dívidas não é um ser humano, não tem direito a viver. Pague a vida, depois vire ser humano e volte a viver. Enquanto tiver dívidas sua vida se resume a pagar as dívidas.
8 - Consorcio é pior do que a morte

"Vou ter dar 3 pontos de vista:
Do ponto de vista numérico:No tal do investimento de 13% ao ano não está a inflação. Digamos que a inflação seja de 6%, o retorno real é 7%
No contrato de dívida dificilmente não haverá cláusulas de atualização do valor monetário. Por ex, na dívida imobiliária é a TR.
Então um lado atualiza a inflação e o outro não. Portanto o ganho de 13% - 10% é fake.
Do ponto de vista do risco:Você tem duplo risco: calote do investimento E sua dívida se tornar impagável por algum motivo (perda de emprego, alguma situação emergencial que reduza bruscamente patrimônio, mudanças de regra etc).
Investir e "usar investimento" para pagar dívida = 2 riscos.
Investimento é TEMPO. Tempo requer se expor menos ao risco, sempre que possível.
Do ponto de vista psicológico:Me fala como é que você vai suportar notícias econômicas trágicas estando pendurado em uma dívida.
Por ex, digamos que teus 13% sejam magicamente em algo com solidez similar ao Tesouro Direto.
Aí vem uma notícia assim em um desses sites de sardinha: "ONREVOG estuda calote temporário dos juros dos títulos por 2 semanas para ajustes nas contas públicas. Valor dos títulos despenca. Entenda o que é a marcação a mercado."
Aí você tem sei lá 300 mil nesse investimento e deve sei lá 400 mil.
Eu DUVIDO você não se cagar todo. Duvido!!!
Me fala como você vai aguentar, digamos, 8 anos nessa brincadeira.
Todo mês podendo surgir uma novidade.
Você não aguenta. Simples assim.
E vou ainda te dar um bonus:
Se existissem investimentos com retornos tão altos que seriam capazes de pagar dívidas de patrimônio, tipo a imobiliária, 100% de certeza que os agentes do mercado iriam rapidamente abitrar até não existir mais.
Essa diferença só existe na cabeça dos inocentes, que não entenderam as regras. Tá lá sutilmente pra isso, te chamar a cair no golpe. "
- Flycavok
Quem ainda tem dúvidas, vale a pena ler estes topicos:
Todo mundo tem um plano até levar o primeiro socoZerar dívidas antes de investir