Ontem foi lançado aqui no site o desafio "Este ano não pode mais reclamar" que começa em breve, mas hoje mesmo tentei colocar em prática essa ação para ver como iria me sair.
O resultado? Falhei miseravelmente às 07h05 da manhã...
Hoje tinha agendado uma concretagem para minha obra às 07h30 e o combinado com a concreteira foi enviar o caminhão bomba às 06h30 para irmos adiantando a parte de montagem da bomba até a chegada da primeira betoneira (07h30).
Para isso tive que alterar minha rotina, postergando todos meus treinos diurnos para o período noturno e chegando bem cedinho no serviço (
algo que me incomoda bastante, mas ossos do ofício). Então, ao encostar meu carro às 07h00 na frente da obra tenho logo a primeira surpresa do dia... Cadê o caminhão bomba? Como sou o engenheiro responsável por todo andamento da obra, lá fui eu ligar para a concreteira. A resposta foi que já estavam a caminho e atrasados devido a um acidente no percurso... Não demorou 1s para a moça terminar de falar e lá estava eu reclamando com ela sobre a falta de compromisso da empresa deles.
Obs: Para quem não é da área, o atraso de um caminhão bomba influencia diretamente em TODO andamento da concretagem. O principal é o risco de "perder" uma ou mais betoneiras devido ao atraso, já que o concreto "vence" após 2h30/3h00 do horário em que foi carregado. Todo processo de lançamento de cada betoneira pode ser bem demorado, dependendo do canteiro de obras envolvido (como no meu caso, acesso bem difícil).
E para surpresa do reclamonildo aqui, 5min após eu desligar o telefone o caminhão bomba aparece virando a esquina.
Por fim toda concretagem aconteceu. Tivemos outros estresses durante o processo, mas no fim tudo deu certo.
Meu gerente acabou aparecendo na obra no término da concretagem e me convidou pra almoçar com ele em um restaurante bem gostoso e chique da região. Comemos muito bem e papeamos durante o almoço. Ao final ele fez questão de pagar toda conta e elogiou o meu esforço e de toda equipe por mais uma concretagem difícil concluída... Algo que serviu para me acalmar depois dessa manhã agitada e refletir sobre o que o Bastter falou no desafio em "agradeça no mínimo 3 vezes"... E o burronildo aqui, nervosonildo, cleitonildo e muitos outros nildos percebeu que de UM PROBLEMA, eu tinha
DIVERSOS AGRADECIMENTOS em contrapartida:
- Agradecer por ter um carro
- Agradecer por ter condições de vida boas
- Agradecer por ter um emprego
- Agradecer por ter um chefe que entende seu esforço
- Agradecer por ter a oportunidade de chefiar uma obra sozinho
- Agradecer por ter uma equipe de obras muito esforçada (são realmente nota 10)
Dentro outros diversos agradecimentos que posso fazer de minha vida.
É realmente difícil não reclamar, mas vamos a luta sempre.