Dia 06 de junho de 1944 é conhecido como o Dia D – a invasão das forças aliadas na Normandia para libertar a França dos nazistas. Isto me lembrou a cena de quase meia hora do filme do Spielberg com Tom Hanks –
O Resgate do Soldado Ryan. Se ainda não assistiu, é um dos melhores filmes sobre a WW II que já vi (
no Globoplay). Algo tão horrível como a guerra fez surgir um número enorme de filmes retratando a WW II.
Vou tentar listar os melhores (na minha opinião – e certeza que vou esquecer algum):
- A Lista de Schindler – para mim o melhor de Spielberg e sobre como retratar o absurdo do nazismo. A cena das mulheres entrando na câmara é uma das coisas mais angustiantes que já assisti. Atualmente só está disponível no
Telecine (Globoplay).-
O Império do Sol – mais um do Spielberg sobre a WW II, mas agora mostrando os fatos que ocorreram na China quando invadida pelo Japão, na visão de um garoto (o ator que fez o menino é Christian Bale – já dando um show de interpretação). No
HBO Max.
-
O Pianista – ao assitir, você verá cenas que marcam e nos deixam perplexo com os acontecimentos em Varsóvia após a invasão dos nazistas. Ainda assim, sensacional e imperdível. No
Prime.
-
Coração de Ferro – Brad Pitt sendo o sargento que comanda uma equipe em um tanque de guerra que precisa enfrentar uma missão dentro da Alemanha nazista. Sensacional. No
Prime.
-
Dunkirk (
HBO Max) e
Destino de uma Nação (
Prime) – dois filmes que tratam sobre o resgate dos soldados britânicos presos na praia francesa em Dunquerque, com pontos de vistas diferentes da história. Os dois valem cada minuto.
Há muitos outros (a lista é imensa), e virou textão!!!

. Então, vai mais algumas dicas e boa diversão no feriado:
-
Bastados Inglórios (
Star Plus e Netlfix)
-
Greyhound (
Apple)
-
JOJO Rabbit (
Star Plus)
-
O Capitão (