Sempre tentei incentivar minha mãe a praticar exercícios. Foram algumas décadas sem sucesso nisso. Nós filhos e pai, pegávamos no pé, sem sucesso.
Ela sempre soltava frases como: "Será que conseguirei brincar com seus netos?" e eu dizia incisivamente que ela tinha que melhorar a alimentação e praticar esportes, pois isso aumentaria suas chances. Talvez por causa do nosso tom, tudo continuava igual.
Como todos os anos, tenho como meta praticar mais esportes e ser mais saudável. Nesse caminho, comecei a compartilhar de forma natural, durante nossas conversas diárias, algumas coisas sobre meus treinos, corridas e algumas fotos motivacionais (normalmente encontradas neste site).
Em um determinado dia, ela me perguntou o que eu achava de comprar uma esteira, e eu disse que apoiava e que, se precisasse, até daria uma a ela. No fim, a conversa terminou sem mais.
Meu irmão mais novo, que ainda mora com eles e com quem tenho bastante contato, começou a praticar corrida e também começou a compartilhar seus treinos no grupo da família.
Resumindo a história, hoje completa um mês que minha mãe está fazendo caminhadas, cerca de uma hora por dia. Foi um momento de extrema alegria ver isso acontecendo.
Nesse meio tempo, fui visitá-los e aproveitei para presenteá-la com um tênis novo. Ela gostou muito e, na semana seguinte, já estava usando-o para fazer suas caminhadas.
Sei que é algo simples, mas fico muito feliz por ela.
Agradeço à comunidade que, de certa forma, está presente nisso, influenciando as pessoas para o melhor.