Esse é um rolo que aconteceu comigo há um tempo...
Eu vi um apartamento aqui no Rio que a esposa adorou, estava "tudo certo" com a documentação, apenas com o ponto que o imóvel estava financiado com a Caixa. Porém foi-me explicado que isso não seria problema, pois a Caixa assinaria como interveniente anuente a escritura e tudo estaria resolvido.
Com a escritura feita, assinada, e tudo pago no cartório, fui registrar o imóvel no Registro de Imóveis (RGI). Porém ocorreu uma pendência, a Caixa registrou que a hipoteca tinha sido transformada numa cédula de crédito imobiliário (CCI), e para registrar no meu nome deveria haver o cancelamento de tal cédula.
Falei com o vendedor, que agora já não me respondia pois já havia pego o dinheiro dele, e após muito cobrar ele fez a solicitação na agência dele. Na Agência responderam que a CCI não se encontrava na agência atual dele, mas na agência original, onde ele havia assinado o financiamento imobiliário. Indo na agência original e fazendo o pedido não encontraram a CCI original para dar baixa, e me falaram que a pessoa que mexeu por último nesse papel foi a gerente que assinou o financiamento há uma década e que havia se aposentado há alguns anos. A agência me passou o contato da pessoa e falou para eu tentar saber com ela onde ela guardou a cédula, caso ela se lembrasse.
A odisseia continuou comigo tentando contato com uma ex-gerente da Caixa já aposentada... No final das contas ela já não lembrava mais de nada e a CCI realmente tinha extraviado. Ou seja, eu havia pago por um imóvel há vários meses que não tinha como ser passado para o meu nome. Após um vai e volta na Caixa, eles me deram um documento atestando que a CCI original havia extraviado, que a mesma não havia sido negociada ou vendida para nenhuma outra instituição financeira, e que autorizava o cartório a dar a baixa na mesma.
Com esse papel, finamente, o RGI liberou a pendência e eu pude enfim registrar o imóvel no meu nome após vários meses sem conseguir dormir direito.
Compartilho essa história no intuito de reafirmar o que o Bastter diz... Comprar um imóvel que está financiado em nome de outra pessoa, embora seja legalmente e tecnicamente possível, não vale a pena devido a baixa probabilidade de dano grande. A #pas deve vir sempre em primeiro lugar.