Algo tem me incomodado, já faz algum tempo, na minha relação com joguinhos online. Porém, antes de continuar, fica o aviso, entendi que este tópico seria um bom conteúdo para o #PAS, já que estou em busca de PAS e este é o desafio proposto, mas caso não seja o local ideal peço desculpas antecipadamente.
Voltando ao meu incomodo, desde que me conheço por gente eu convivo com o computador, desde que minha mãe recebeu algum tipo de bonus ou desconto, graças ao seu cargo subvalorizado de professora (hoje entendo que deram esmolas), para comprar um computador, não me lembro o ano, mas acredito que estava no ensino fundamental.
Ali foi o início de uma relação duradoura, acredito que parecida com a de muitas pessoas da minha geração, a internet era discada, o tempo era controlado, irmãos mais velhos questionavam, a escola exigia que eu estudasse (o que era uma tortura pra mim, sempre passei na trave ou graças aos avanços automaticos da escola estadual), ou seja, a vida era dificil para um nerd iniciante.
Logo cedo conheci, através de amigos, os joguinhos online, mundo fascinante, um RPG online muito legal e desafiador (tenho certeza que alguém aqui vai se identificar). Na pouca lembrança que tenho, lembro que, a partir daí já começaram a surgir alguns problemas, meus amigos podiam jogar de noite por exemplo e meus pais limitavam o horário, meus amigos tinham computador no quarto e o meu era na sala, problemas bestas mas que me incomodavam na epoca. Em diversos momentos eu me lembro de me tornar mais agressivo com meus familiares por motivos como esses.
Daí em diante, minha vida girou em torno do computador, quase me tornei designer gráfico formado (não me formei por falta de horas de atividade complementar (sim, uma sardinhisse das grandes), mas atuei na área e me considero designer gráfico também), depois comecei a atuar como programador (comecei a fazer algumas brincadeiras no FrontPage na epoca em que minha mãe comprou o computador e acabei redescobrindo a programação depois da fase de designer) e me formei em um técnologo e um MBA sobre o assunto.
Mas os joguinhos sempre estiveram presentes, a resistência da familia já não era tão forte, já que querendo ou não (apesar de ser sardinha), acabei conseguindo realizar alguns sonhos, como viajar e agora financiando meu apartamento (em outro momento eu escreveria "comprando meu apartamento", mas estou na era pós filosofia baster, então escrevo "financiando" pra não jogar a sardinhisse para baixo do tapete).
De tempos em tempos me deparo com o pensamento: "por que eu dedico e dediquei tanto tempo jogando um jogo? antigamente era um RPG, hoje é um jogo de tiro, em outros momentos outros estilos e em todos eu fui pior jogador do que a MEDIANA das pessoas que jogavam". Isso me fazia parar por alguns dias, mas sempre depois de uns 3 ou 4 dias eu voltava a jogar, sempre com a desculpa de: "estou cansado, trabalhei bastante essa semana". E estaria tudo bem, se na semana seguinte eu voltasse para o foco nos meus projetos.
Mas não acontece, o que era pra ser um hora de joguinho faz meu cerebro entrar em modo automatico, ignorando tudo a sua volta e de repente estou tomando café da manhã pensando em modos de criar uma rotina de treinos na qual eu evolua em determinado jogo, porém essa fase já passou, estou nos meus 30 e poucos anos. Fico com dificuldade e impaciente a ponto de não conseguir me concentrar em um texto curto de um post e, acredito eu, o meu esforço quando jogo é determinante para essa dificuldade de foco. Em alguns momentos fico até irritado, igual como me sentia quando meus pais mandavam eu sair do computador, nem estou morando com eles, mas o sentimento é o mesmo. (Dopamina é real?)
Hoje, depois de alguns dias frustado com isso, acabei olhando a quantidade de horas que joguei um jogo especifico e encontrei o número de 2 mil 110 horas, equivalente a algo perto de 90 dias ou 3 meses seguidos, 24 horas por dia. Diante das tentativas frustadas, entendo que sou viciado em jogar. Mesmo que me fruste, eu sigo jogando e, por outro lado, não consigo terminar um curso de duas duzias de horas na udemy.
Agora com toda essa exposição, quero anunciar aqui, como forma de motivação e inspirado em tudo que essa comunidade oferece, mas principalmente nos desafios, que criei um desafio pra eu mesmo. 30 dias sem joguinhos online. Um experimento para entender o quanto a vida pode mudar e entender a minha capacidade de mudar minha rotina. Já tentei em outros momentos, mas dessa vez estou aqui deixando a minha empreitada pública.
Não busco a produtividade extrema, não quero ser o "trabalhe em quando eles dormem", só quero melhorar a minha rotina e encontrar a #PAS.
Eu volto com notícias. :)