Essa semana um cara que tem aproximadamente 30 anos, e conheço a pouco mais de 1 ano jogando futebol semanalmente faleceu.
Quando vi as postagens de luto em rede sONcial já imaginei que seria por conta de briga (era um cara muito explosivo), reagindo a um assalto (trabalhava como motorista de uber) ou então por acidente de trânsito. Conversando com um amigo em comum que era mais próximo dele, descobri que ele suicidou.
Eu sabia que ele tinha um ambiente familiar complicado mas não sabia ao certo o quanto.
Sabia que tinha dívidas, e na hora suspeitei que teria alguma relação. Não sabia quanto mas das histórias que já tinha visto ele contar percebi que ali tinha uma situação de difícil solução.
Trabalhava como uber, comprou um carro financiado que bateu e por isso estava trabalhando com um alugado. Situação por si só já seria muito complicada de se pagar. Ele sempre estava na rua, dando um role. Bares, festas, viajando. De acordo com os mais próximos fazia isso pra fugir do ambiente ruim em casa. Morreu na última quarta, domingo estava em uma festa com esses amigos em comum e aparentava estar bem.
Estava devendo banco, amigos e agiotas.
Os problemas pessoais faziam a situação financeira piorar, a situação financeira fazia os problemas pessoais aumentarem. Um ciclo vicioso que terminou com a morte dele.
Era um cara sempre muito extrovertido, dos que te trata ao te conhecer como se já tivessem um bom nível de proximidade. Fazia sucesso com a mulherada. Ninguém esperava. Descobriram que estava tratando uma depressão.
Apesar de não ser próximo foi algo que me abalou. Acho que principalmente por ser tão inesperado. Será que tem alguém próximo de mim passando por um momento muito difícil e eu não sei por não perceber e a pessoa não pede ajuda? Uma situação dessas tem solução? Qual, quando? Meu pai me pediria ajuda?
Enfim... Se cuidem, cuidem dos seus.