Tava querendo comprar um tv nova. Depois de decidir qual modelo queria, joguei o nome no google e comprei em um e-commerce grande.
Assim que a compra foi efetuada e o pagamento foi aprovado notei que na verdade não era aquele modelo que eu queria. A sopa de letras do modelo era ligeiramente diferente.
Assim que tomei conhecimento do meu erro prontamente fiz o cancelamento do pedido poucos minutos depois. Fui avisado que o processo de cancelamento levaria ate 2 dias uteis por ser um pedido feito com produto de um parceiro que por sinal é subsidiaria do e-commerce.
Tranquilo. Comprei o modelo que realmente queria em outra loja.
Ainda sim, me sentido meio culpado pela compra errada, eu fui no atendimento da loja parceria para avisar do erro, cancelamento e basicamente falar para eles não enviarem o produto já que eu não vou querer e assim eles evitariam o trabalho e custos no envio. Recebi a resposta que tinha que falar com atendimento do e-commerce que por sinal para falar com atendente só por telefone.
Caguei para resposta e pensei comigo que fiz minha parte e que eles não seriam tolos de enviar um produto em processo de cancelamento.
Ledo engano. Mais tarde recebi e-mail avisando que o pedido tinha sido entregue para transportadora e que estava a caminho.
E a loja parceria um dia depois respondeu que como já tinha sido emitido a nota fiscal (saiu depois da solicitação de cancelamento) eles não podem cancelar de imediato e basicamente basta eu não aceitar o pedido ou aceitar e devolver para o mesmo ser cancelado.
Para mim tanto faz. O pedido vai cancelado de qualquer forma. E essa não é discussão. Mas sim como uma empresa gigantesca em um setor de margem bem pequena em pleno 2023 não consegue fazer um cancelamento de minutos de diferença do pedido.
A empresa vai custear o transporte de uma TV até os cafundó do Judas para nada? Imagine o prejuízo isso em uma grande proporção. Obviamente o produto vai ser transportado junto a outros produtos mas só o tempo de vir aqui só para eu falar que já cancelei acredito que é um algo ruim para eficiência da empresa.
Fiquei pensando se essas situações são corriqueiras a ponto de fazer a empresa ter um custo adicional ou será que simplesmente no processo da mesma essas coisas fazem pouca diferença?