Volta e meia recebo contato pra virar tech lead/head de eng/CTO de algumas startups que tão bem no comecinho, mas com founders com experiência, e que geralmente já validaram que o negócio faz sentido e já captaram investimentos razoáveis (seed).
Geralmente o "atrativo" dessas vagas é que você se torna uma parte (muito pequena) da sociedade. Em troca disso, a remuneração costuma ser menor que a do mercado, não costuma ter benefícios, etc.
Claro, a chance de dar certo é pequena. Mas mesmo levando isso em conta e decidindo que a chance do negócio dar muito certo compensa o risco, toda vez que paro pra analisar os contratos fico com calafrios.
Me lembram contratos de financiamento, ou quando tentava estudar sobre investimento em ações antes de entrar na Bastter, no sentido de complexidade e chance de ferro: Vesting e cliff, preferred e common stocks, diluição em outros rounds, full ratched, IRPF, etc etc etc.
Parece que no final vou trampar anos e anos, e SE o negócio der certo, SE ninguém atuar pra ferrar os "minoritários", vou sair com um dinheiro considerável, mas que não muda minha vida. Chuto que um montante talvez ~4/5x maior do que conseguiria juntar num trabalho "tradicional" nesse mesmo tempo.
Alguém tem experiências pra compartilhar sobre o assunto?