Conselhos de um pai para seus filhos
Livro
Saudações, leitores e leitoras, aos que já tem e aos que ainda terão filhos!
Eu começo a rascunhar este livro em uma madrugada de inverno, ainda que não tão fria.
O ano é 2021 e estamos vivendo em um mundo profundamente afetado pela pandemia do coronavírus.
O meu filho, Bento, ainda um bebê de nove meses, acordou na madrugada.
Troquei sua fralda, dei a mamadeira e fiquei um bom tempo na cadeira de balanço com ele no colo, ninando até que pegasse no sono novamente.
Éramos eu, o Bento e aqueles grandes olhos castanhos me olhando, brigando contra o cansaço, lutando para não fechar.
Quando voltei para cama, não conseguia dormir.
Pensamentos mil ficaram passando pela minha cabeça.
Muitos deles relacionados a este livro, ao que eu deveria escrever nele.
Quais orientações seriam extremamente importantes para o Bento e os outros filhos que eu venha a ter.
Impressionante como nossa mente gosta de imaginar diversos cenários quando estamos apenas querendo dormir.
Nesse momento de pandemia, onde fomos lembrados que não somos eternos, a ideia de deixar um legado para meus descendentes, principalmente no caso de eu não estar mais aqui entre eles, me pareceu muito interessante e propícia.
Este livro é uma conversa com meus filhos.
Espero que eles realmente leiam e aproveitem cada um desses conselhos.
Confesso que do alto dos meus trinta e poucos anos, ainda não sou um homem totalmente maduro, formado.
Sigo aprendendo, errando, consertando, tentando melhorar.
Mas espero que eles aprendam com meus erros e acertos, com minhas conquistas e minhas derrotas.
Ainda não tive nenhuma grande perda na vida.
Meus avós paternos faleceram há muito tempo, quando eu era bem pequeno para entender o que se passava.
Meus avós maternos estão vivos, assim como quase todos os meus tios e tias, primos e primas.
Ainda tenho muita coisa para enfrentar nessa vida, tenho consciência disso.
Mas tudo que escrevi aqui são coisas que gostaria de ter aprendido muito, muito antes do que realmente aprendi.
Coisas que foram muito importantes para a minha evolução e aprendizado como homem, como pessoa.
Coisas que todos os jovens já deveriam saber, na minha opinião.
Os capítulos podem ser lidos em qualquer ordem, já que foram escritos assim também, de maneira aleatória.
Comece por aquele cujo título mais lhe chamou a atenção.
Que seja uma boa leitura, e que pelo menos alguns trechos deste meu escrito possam ser úteis na sua vida.
Ver mais detalhes e avaliar