Este é um assunto que pode até ser uma live do @Mauro que pode tambem ajudar muito neste tema
Minha ideia é discutir quanto a proximidade da realidade e quanto ao esforço e o quanto podem ser bons ou não para o treino, a segurança, etc
- Esteira para corrida
Simula muito bem uma corrida mas o fato da esteira se mexer para trás torna mais fácil em relação a corrida na rua, isso também de certa forma diminui o impacto. Não tem as intempéries da rua como vento, desnivelamentos, etc, Pode-se simular subidas ou descidas e mudar as velocidades.
Considero dos melhores simuladores e que se aproximam bastante da corrida real e são um excelente auxiliar no treinamento tanto que os profissionais usam. A sensação de correr é bem real com a diferença que o chão na corrida real não se mexe mas ainda assim é bem real.
- Esteira para caminhada
Vale tudo falado acima mas como a velocidade é menor, acho que a vantagem em relação a caminhar na rua seja também menor
- Bicicleta Ergometrica / Rolo
Simula bem o ciclismo (Bicicletas ergométricas horizontais simulam bem menos, na minha opinião só devem ser usadas por pessoas que tem algum problema em usar a vertical ou iniciantes), mas não tão bem quanto a esteira. Não ter de equilibrar a bicicleta faz uma enorme diferença além do mais a resistência do ar é um fator muito mais importante no ciclismo do que na corrida. Claro que há o rolo que precisa se equilibrar mas quase ninguém usa esse e ele tem limitações em relação aos rolos que prendem a roda traseira.
De qualquer forma considerando o trabalho das pernas é bastante semelhante e pode-se fazer treinamentos com bastante precisão, o que é mais complicado na rua. Em relação a corrida isso é até mais importante aqui pois não é difícil fazer um treinamento intervalado na corrida na rua por exemplo mas na bicicleta é bem mais complicado. Tem a questão da chuva também que torna andar de bicicleta na rua perigoso então é um excelente auxiliar e quem treina mais sério deve ter acesso a uma ergométrica ou rolo.
A sensação é menos real do que a esteira pela questão do equilíbrio, vento, etc., mas ainda assim pode-se ter resultados muito bons treinando em ergométricas ou rolos.
- Simulador de Escada
Igual o de corrida, a escada se mexe o que teoricamente tornaria mais fácil do que uma escada real, mas é bem difícil este até mesmo porque escada é difícil mesmo. Por outro lado o fato de não ter de descer torna mais difícil. Raramente você vai achar uma escada que pode subir por 30 minutos. A minha sensação nele é que faz se bastante esforço mas sinto bem diferente de subir escada na realidade não sei porque.
- Simulador de Remo
Vou precisar de ajuda dos universitários porque este entendo bem pouco. Vejo os remadores treinando naquelas banheiras que devem ser mais próximas do real do que estes simuladores. Eu gosto muito do aparelho mas não tenho como falar sobre a sensação de realidade que acho pouca. Este realmente vou precisar de ajuda.
- Natação em piscina com corrente
Este eu não tenho a mínima ideia e acho bem estranho e acho que deve ser pouco utilizado. Não sei se profissionais usam.
- Simulador de Ski (Transport)?
Já ouvi falar que ele é um simulador de ski mas aqui não tenho idea
Pessoal vamos contribuir ai, preencher as lacunas e se alguem souber de algum mais coloca ai