Eu havia feito minha declaração de IR, e logo em seguida paguei o DARF do imposto devido. Porém, depois disso percebi que eu havia feito duas besteiras: 1) eu havia esquecido de declarar os valores de um banco; e 2) eu havia esquecido de abater alguns impostos que eu já havia pago.
Então, ingenuamente, fiz uma retificadora com as devidas correções, o que gerou um novo DARF, de valor inferior. Mas como eu já havia pago o outra DARF de valor maior, entrei em contato com a Receita para tentar uma restituição da diferença. Fui instruído a transmitir o pedido de restituição através do programa PER/DCOMP, e assim o fiz. Porém, ainda não recebi nenhum retorno quanto à análise do meu pedido.
Mas a restituição da diferença nem é o maior dos problemas (e sinceramente, se eu soubesse do trabalho que isso daria, eu teria deixado para lá). O que mais me preocupa é que o status do meu IR no site da Receita está como "Imposto a pagar". Isso é provavelmente porque o DARF gerado pela retificadora não foi pago, já que eu havia pagado o anterior, de valor superior.
Enfim, depois desse rolo todo, existe alguma forma razoável de eu conseguir fazer com que a Receita considere o DARF anterior que eu havia pagado, de valor maior? Ou o caminho vai ser pagar imposto dobrado? O valor devido é considerável para mim, e eu não gostaria de seguir com esta "solução". Conseguir a restituição da diferença, para mim é bônus, nem é minha maior preocupação nesse momento.