Sei que o assunto é polêmico, mas como estou passando por uma fase em minha família, gostaria de compartilhar.
Assim como outros assuntos como "não comprar imóvel" e outros que ignoram as consequências de envelhecer, cheguei a uma fase da vida onde vejo que muitas pessoas próximas de mim terão um choque de realidade assustador caso vivam o suficiente.
Antes que algum burro entenda errado, o tópico não é sobre você ter filhos pensando em ser cuidado quando envelhecer. Que essa aaaaaagarantia não existe, todos sabemos. Mas acredite em mim, se você ficar velho, você vai precisar. Não há nenhum plano que possa lhe eximir disso, e então, o que você fará quando o momento chegar? Não poderá fazer nada.
Um exemplo real: meus avós paternos, ela com 86, ele com 96, morando até hoje sozinhos ou seja, chegaram mais longe e com mais saúde do que a maioria. Mas, e exatamente por isso, agora chegaram ao limite. Não há mais como eles ficarem sozinhos. Meu avô está com a cabeça boa, mas fisicamente muito fraco (96 anos!), minha vó é mais forte, mas a cabeça começou a falhar em velocidade exponencial.
Meu pai já faleceu, eles tem então quatro filhas. Estão precisando da ajuda de todas já que cada uma tem também sua vida particular, todas na faixa dos 60, algumas trabalhando, enfim, precisam revezar para ajudar e ainda continuarem tendo uma vida.
Eu vendo isso, já fiz esse questionamento algumas vezes: como seria agora se eles fossem um desses casais que optou por não ter filhos? Não é um julgamento, mas uma simples observação. Não haverá simplesmente ninguém pra lhe ajudar. A maioria dos amigos já morreram já que são longevos. Então eu fico pensando que muita gente não consegue visualizar isso. Acreditam que de alguma forma, se tiverem patrimônio, vão se virar. Mas não vão. Quando sua saúde vai embora, principalmente sua cognição, você não vai conseguir se virar sem pessoas que cuidem de você, mesmo que tenha dinheiro.
Minha tia chegou ontem lá e o gás estava ligado, não há como eles ficarem sozinhos. O que eu quero dizer é que mesmo colocando alguém lá pra cuidar deles 24h por dia, eles sozinhos não conseguiriam nem mesmo ir atrás de um profissional assim. A pessoa vai ficando totalmente dependente pra tudo, perdendo tudo, esquecendo como usar o telefone.
E é óbvio que mesmo pessoas com vários filhos não conseguem garantir que terão esse suporte, mas estou vendo que uma vez que você tenha certeza de que não poderá contar com ninguém, essa fase da vida será não só extremamente difícil, pois isso já é, mas ao meu ver, praticamente inviável.
Há uma forte tendência que vejo entre jovens de não terem filhos, alguns nem querem mais casar, ficam na casa dos pais pra não ter gastos e enriquecer, então imagino que em algumas décadas as notícias sobre dramas de velhinhos vivendo sozinhos irão se multiplicar. Como isso nunca foi comum, eu vejo que as próprias pessoas que decidiram por esse caminho fazem parte de famílias, oferecem e/ou recebem suporte familiar, e que simplesmente não pararam o suficiente pra pensar como será uma vida onde toda a sua família prévia já se foi e agora sobrou apenas você.