Acordei cedo hoje, mais que de costume, ia abrir o dia com uma reunião. Passada reunião num momento de respiro, ainda pela manhã, passo pelas redes sONciais e me deparo com uma live ocorrida na madrugada de uma conhecida, não era amiga, nem colega, só sabia da existência por ser atendente em um local que frequentava.
Jovem, atraente, obviamente alterada com olhos entreabertos e pronúncia prejudicada, revezada entre goles de cerveja, comentários desconexos e com, até onde pude ver 2 ao todo, comprimidos que exibia na língua antes de engolir.
Aquele "show" era demais para mim, como já falei em outros tópicos tenho mais contato com essas situações que gostaria e identifiquei uma situação de pesado conflito mental além de outros e inomináveis riscos para a jovem.
Observei as reações nas redes sONciais, poucos likes, muito compartilhamento, poucos comentários e menos ainda perguntando o que (obviamente) havia de errado.
Não sei onde a moça mora, só a conheço pelo apelido e nick na rede sONcial. Comecei, discretamente, a enviar mensagens para conhecidos em comum com a moça para levantar informações, quando finalmente aparece um comentário de um jovem preocupado com ela e que eu conhecia. Conversamos no privado, ele disse que sabia onde ela morava. Pedi que fosse urgentemente na casa dela para ver como ela estava, torcendo pelo melhor, preparado para o pior.
Ele foi, não obteve resposta ao tocar campainha, nem gritar na porta, ligou para a mãe e ela o recomendou (sabiamente) que pulasse o muro.
Ao pular encontrou a jovem, completamente dopada, mas viva, e chamou o serviço de emergência. Ao vê-lo a jovem instintivamente escondeu um pedaço de papel manuscrito que tinha na mão. Não era hora de se preocupar com isso e ela foi para a emergência minutos depois. O comprimido era de um anti depressivo que por razões obvias não vou nomear.
Emergência tratada, conversei com o jovem prestativo e orientei a conversar com a família sobre os riscos corridos e futuros e a prestar total apoio à moça. Não sou da área nem amigo, então diretamente teria pouco a oferecer que não bons conselhos de buscar profissional.
Fiquei pensando quantas horas foram necessárias para alguém aparecer lá e se não fosse o bom moço, quantas horas mais seriam? Amigos contamos nos dedos, não na lista de contatos da rede sONcial. Esses últimos? Só estão querendo o próximo trending topics para rir.