peça ajuda aos moderadores
Sabemos e a Luciana ja explicou que o Mingau de Aveia feito em casa e especialmente sem açúcar é saudável mas como tudo não é porque é saudável que se pode comer sem limites mas de qualquer forma o de Aveia já sabemos que é saudável. Mas e os outros, especialmente os comerciais que muita gente toma e dá para as crianças? Vamos ver os ingredientes e o que a @luciana acha:
- Farinha LácteaFarinha de trigo enriquecida com ferro e ácido fólico, açúcar, leite em pó integral, vitaminas e minerais, sal e aromatizante.
Farinha, açúcar e sal, esse me parece total junk que devíamos evitar e não dar para as crianças
- MaizenaAmido
Não sei bem o que representa so o amido
- CremogemaAmido, açúcar, vitaminas (a, b1, b3, b6, b12, c e ácido fólico) e minerais (ferro e zinco), antiumectante fosfato tricálcico, aromatizante e corante urucum
Não digo que seja saudável mas me parece um pouco menos junk que os outros. Tem açucar mas não tem sal, e tenta melhorar colocando alguns nutrientes. Tem amido mas não tem farinha.
- Arrozina
Amido, farinha de arroz, vitaminas (A, B1, B3, B6, B12, C e ácido fólico) e minerais (ferro e zinco).
Também parece menos junk que os outros apesar de não se poder dizer saudável. Não leva açucar e tem alguns nutrientes. Tem farinha de arroz que não é saudável.
- Curau comercialaçúcar, fubá* enriquecido com ferro e ácido fólico, gordura vegetal, sal, aromatizante, corantes naturais urucum e cúrcuma, e antioxidante BHT. *Ingrediente contendo gene de Bacillus thuringiensis
Me parece bem junk, açúcar, sal, aromatizantes, etc
- TapiocaAmido de mandioca, água, acidulante ácido cítrico e conservador sorbato de potássio.
Me parece menos junk que as outras mas a Luciana ja nos alertou diversas vezes do quanto a Tapioca parece mas não é saudável e que pode engordar muito por ser quase que só carb0-hidrato puro.
- MucilonFarinha de trigo enriquecida com ferro e ácido fólico, açúcar, farinha de milho enriquecida com ferro e ácido fólico, farinha de arroz, sais minerais (carbonato de cálcio, fosfato de sódio dibásico, fumarato ferroso, sulfato de zinco) vitaminas (vit. C, niacina, vit. E, ácido pantotênico, vit. A, vit.
Ao menos tenta enriquecer com diversos nutrientes mas é um monte de farinha e açúcar o que certamente não é saudável. Há uma versão Banana, Maçã e Quinoa que ao menos não leva açucar.
Claro que se você faz o mingau em casa ele tende a ser saudável ou mais saudável. Se você faz um curau em casa a partir do milho, vai ser bem mais saudável ou um mingau de arroz feito em casa do arroz, especialmente não coloca açúcar e adoça com banana ou mel. Mas aqui eu estava discutindo as marcas comerciais e mingau semi pronto que se compra no supermercado que muita gente come ou dá para as crianças achando que é saudável.
Na minha lista mas vamos esperar a Luciana corrigir eu colocaria do menos junk para o mais junk porque saudável mesmo acho que nenhum é
- Cremogema , Arrozina
- Tapioca, Maizena
- Mucilon
- Curau
- Farinha Lactea