No clube onde eu e minha esposa praticamos remo conhecemos um senhor de 80 e poucos anos que rema impecavelmente. Ele já foi atleta profissional e hoje é apenas professor aposentado de universidade e auxilia em aulas da pós. Embora a diferença de idade conosco de quase 50 anos, é uma pessoa enérgica, ereta, simpática, extremamente lúcida e curiosa.
Conversando com ele, descobrimos que temos mais alguns interesses em comum: velejar e marcenaria. Embora nós não possamos ensinar nada a ele sobre remo, marcenaria ou veleiro, seus longos anos como professor tornam as conversas fluidas em aulas. E ele adora conversar e ensinar esses temas.
Aproximadamente 1 ano para cá, ele tem nos chamado para velejar no barco dele que fica no litoral. Segundo ele: “Vocês levam o velho pra passear”. Embora esteja fisicamente bem, ele já não pode dirigir e nem fazer alguns passeios na natureza, como gosta. Pois não conseguiu renovar a licença e em muitos parques os idosos são proibidos de fazer trilhas. Além disso, nenhum parente herdou os interesses em velejar e marcenaria. As viagens de 3 horas para o litoral e as longas horas de velejada são sempre recheadas de conversas dos mais diversos assuntos que nem vemos o tempo passar.
Tem sido tão bons momentos e com tantas risadas que eu não poderia deixar de encorajar a todos aqui a procurar uma amizade com alguém mais velho. Há muita sabedoria, muito conhecimento e amizade para ser consumida.
Infelizmente, dentro da família, só tenho uma avó que vejo todo fim de semana e o avô da minha esposa, hoje com Alzheimer. Não desperdicem essas amizades!