Para todos os casos abaixo, considerei a compra de um imóvel de 200 mil reais, com entrada de 40 mil (equivalente a 20%) do valor do imóvel, tabela SAC (Sistema de Amortização Constante), juros de 10% ao ano, financiado por 30 anos, ou 360 meses.
Na primeira simulação, considerei o pagamento simples de todo o financiamento. Vejamos os valores obtidos:

Neste primeiro exemplo, o total desembolsado foi de 440 mil, ou o equivalente a 2,2 vezes o preço do imóvel no momento da compra.
Na segunda simulação, considerei um abatimento anual de 2 mil reais, sempre no último mês do ano. Vejamos como ficou:

Nesta simulação, foram necessários 272 meses para quitar o imóvel (24% a menos de tempo) e foi desembolsado um total de 425 mil reais, o equivalente a 2,13 vezes o preço original do imóvel, mas com uma economia de 15 mi reais em relação à primeira simulação.
Por último, considerei a opção de abater 2 mil do saldo devedor por ano, e a cada dois anos, utilizar o FGTS. Para tal, considerei o valor de 8% ao mês recolhido durante 24 meses, sobre um salário bruto de 2 mil reais. Com isso, a cada dois anos o abatimento era de R$ 5.840,00.
Abaixo o resultado desta simulação:

Como fica claro, o prazo para quitação do financiamento é bem reduzido: 219 meses. O valor desembolsado no total também foi muito menor, ficando na casa dos 389 mil reais. São 51 mil reais a menos que na primeira simulação, e 36 mil reais a menos que na segunda situação.
Mas importante: mesmo no melhor dos casos apresentados, você leva um imóvel e paga quase dois. É muito dinheiro perdido em juros.
Vou deixar aqui o link do Google Drive para quem quiser baixar a planilha e simular o seu financiamento imobiliário:
PLANILHAS SAC E PRICE - IMÓVEL.xlsx - Google Sheets