Moro e trabalho em Fortaleza, e tenho especialização em Medicina de Emergência. Trabalho atualmente em 2 unidades que tenho uma certa "estabilidade" (em uma delas, sou servidora municipal). Mas em uma viagem que fiz há uns 3 anos para Santa Catarina eu e meu marido nos apaixonamos pela região (clima, natureza, segurança, tranquilidade, opções de lazer para família).
Minha família materna é do Paraná, então já tinha uma certa familiaridade/simpatia com a região sul.
Fato é que, pensando numa mudança, não posso pensar em ir pra cidade muito pequena, pois não teria muito local de atuação (pronto atendimento/ hospitais), portanto teria que ser no mínimo para uma cidade média. Pensei em Jaraguá do Sul, mas poderia ser outra do mesmo porte (~100 a 200.000 pop).
Tem algum médico da região, ou que trabalhe em um município parecido, que possa me dar informações sobre o mercado: se é tranquilo para se inserir (se tem demanda para a área), se há UPA nas cidades onde vocês moram e como é o processo seletivo (via concurso ou cooperativa). Qualquer informação já ajuda, porque, pra quem tá longe, não consigo muita informação pesquisando por serem coisas muito especificas, e são muitas cidades...
Fato é que é bem assustador em mexer no que tá quieto: aqui trabalho pouco (para um médico) - por opção mesmo (ter mais tempo para filho e família), mas a violência aqui é alta. As cidades do interior aqui não são opção, além de não terem a menor estrutura pra nada, tbm estão começando a ser violentas. Ao mudar para uma cidade tão longe, perderei todo networking já conquistado, e terei que trabalhar bem mais. Enfim, são muitas coisas para pesar. Por isso, agradeço quem puder ajudar.