Vou falar o que sei.
Se você tem uma empresa, que vale 1 milhão e decidisse quebrar ela em 100.000 pedaços, cada pedaço leva o nome de ação e cada ação teria um valor de cerca de 10 reais.
Se a sua empresa tem um lucro no final do ano de 100 mil, é um lucro de 10% sobre o valor estimado dela. Se você decide, desses 100 mil, usar 70 mil para comprar mais estoque, equipamentos, investir, sua empresa valerá mais. Se você decidir retirar 30 mil reais desse lucro e colocar no seu bolso, isso se chama nas empresas de capital aberto de “Dividendos”, é quando o acionista recebe uma parcela do lucro, pois não foi utilizado na empresa. É um bom sinal de que as coisas estão funcionando, mas se você não prestar atenção, pode cair em golpes.
Se você fosse sONcio de uma empresa, por exemplo, e o seu sONcio te entrega 20 mil reais, no ano seguinte mais 20 mil, no outro 30, você nem olha pra empresa direito e chega a conclusão que ela está dando lucro e você está se saindo muito bem. Isso é perigoso.
E se o sONcio fez um financiamento bancário, captou dinheiro e simplesmente te entregou uma parte, apenas para causar a impressão de que as coisas estão indo bem, mas na verdade a empresa dá prejuízos¿
Você não deve focar só nos dividendos e esquecer, você tem que olhar a empresa, olhar o balanço, se está mostrando lucros consecutivos anuais, isso é o que é importante. Lucro...