Um amigo meu financiou, pela Caixa, em 2014, um apartamento naquela época em que podia financiar 100% e ainda incluir taxas de escritura e etc no valor financiado. Aí, vida que segue, pagou por 7 anos um valor X de prestação. Resultado: após 7 anos, o saldo devedor era maior do que o valor inicial.
Ele, meio revoltado com a situação do financiamento, em 2021, com a pândemia e um sufoco financeiro, decidiu vender o apartamento para quitar o valor devedor e morar de aluguel até ter dinheiro para comprar um novo ap mais barato.
Acabou que ele vendeu o ap dele para uma pessoa que pagou à vista e logo depois esse comprador teve que mudar de cidade e ofereceu ao meu amigo se ele não queria alugar o próprio imóvel. Detalhe: meu amigo ainda não tinha saído do apartamento. Ele acabou então topando o aluguel e mora lá há 2 anos. Outro detalhe, agora ele paga X/3 de aluguel, isso mesmo, um terço do valor da prestação.
Bom, meus caros, a história fala por si só. Esse simples exemplo nos mostra na prática como um banco faz renda de 3 imóveis com 1 só.
Fujam de financiamento! Precisam ver a felicidade do meu amigo em pagar o aluguel!
ps: nunca me meti em nada. Essa história ele contou numa roda de conversa entre amigos quando outro comentou que a mulher queria financiar um ap.