Link para o FAQOuro fisico tem um dogma moderno, dizendo que é uma reliquia ancestral, e por conta disso fica muito facil fazer piada. Mas ouro tem as caracteristicas de reserva de valor a 5 mil anos (time-tested).
Mas tentando ajudar: as negociadoras de ouro confiaveis tem registro como dtvm. negociam com spread de +- 10% entre valor de compra e venda. Enviam para sua casa via correio com seguro (+-2% do valor do produto). As vezes tem uma promocaozinha, mas no maximo 2%. Qquer coisa muito mais barato que isso fuja. Brasil é muito bom pra comprar ouro. Vc compra praticamente no valor internacional. Para vender nem tanto...
Quanto a quais casas, a parmetal tem uma lista muito boa, alem da propria parmetal: "
São consideradas pela PARMETAL DTVM, como marcas tradicionais do mercado: Banespa, Credit Suisse, Carol, Degussa, Dillon, GoldMine, Heraeus, L'or, Marsam, Ourinvest, OuroBraz, Ourominas, Pamp, Umicore e Valcambi."
a ourominas faz um excelente trabalho de venda para consumidor final. Mas no fim vc tera que arriscar mesmo pra ver se funciona pra voce, porque ninguem vai indicar e falar "confia".
A barra vem caracterizada pelo fundidor, normalmente com algum tipo de selo plástico transparente e aqueles adesivos coloridos de cartão de crédito da década de 80 com algum número de codificacao. Isso facilita pra eles recomprarem a própria barra, se for deles e ainda estiver lacrada é mais rápido. Se não for, avaliam a pureza porque vao derreter.
Quanto à segurança, não deve falar pra ninguém que tem e sempre pode ser roubado, óbvio, mas sei lá, 25g é pouco a mais que os 1000 dólares q muita gente deixa lá na gaveta pra quando vai viajar ou pro Apocalipse zumbi.
Acho relevante ter peças pequenas. Porque quando vender pra ser pequeno valor seria 35000 por mês (pouco mais de 100g na cotação atual). Então, pra uma emergência light, vc pode vender 1 ou 2 unidades por mês. Além disso, as peças maiores eram intransportaveis na regra anterior de aviação (10 mil reais por passageiro). Hj acho q o limite expandiu, mas o preço do ouro TB, então mantém-se a sugestão de peças menores (25, 31.1 ou até, no limite, 50g).
- Por maxete