Tive uma discussão muito produtiva com um atleta amador que atendi hoje e resolvi escrever esse tópico, até mesmo pois estou me recuperando de uma lesão bem chatinha na banda ílio-tibial. Vou ser breve e tentar ser sucinto sobre o porquê você deveria correr na esteira, ou pelo menos dar 3 motivos para isso. Vamos lá:
1- Reintrodução à corrida após uma lesão.
Ao sofrer uma lesão séria em que é necessário interromper a atividade causadora da lesão, e por lesão definimos como perda de 3 treinos consecutivos ou 72h sem possibilidade de realizar a atividade física por dor (são coisas diferentes), a esteira é uma excelente ferramenta para o retorno gradual à atividade. O impacto gerado é menor quando comparado ao cimento/asfalto, não há variações no solo ou algum fator externo em que a atenção seja compartilhada com o ato de correr e por fim, é possível um treino constante através do ajuste do tempo e velocidade, gerando mais controle e confiança pelo paciente.
2- Mudança da biomecânica da corrida.
Você sente algum tipo de dor ou desconforto quando corre e já tentou de tudo, liberação, fortalecimento, ajuste na dieta e regulação de sono etc. Provavelmente chegou a hora de junto com seu fisioterapeuta realizar uma sutil mudança na sua biomecânica (movimento) da corrida na tentativa de ''corrigir'' o problema. Dou ênfase na sutil mudança pois mexer na biomecânica da corrida é algo extremamente delicado e que não deve ser feito de forma inopinada. Pode trazer mais malefícios do que benefícios se feito de forma equivocada. O uso da esteira permite que seu fisioterapeuta/ed físico grave vídeos em diferentes posições e velocidades e mostre isso ao paciente, o feedback que o paciente recebe é instantâneo e a mudança é imediata. O auxílio de um espelho na frente da esteira ajuda demais nesse mecanismo de biofeedback. Treinar o novo movimento de corrida nessas condições é bem mais favorável quando comparado à corrida ao ar livre.
3- Chuvas fortes.
Esse último é meio óbvio mas por incrível que pareça, muita gente não tem bom senso quanto à isso. O paciente que atendi inclusive se machucou nas últimas fortes chuvas que tive semana passada aqui no RJ. A pista criou uma poça, ele pisou e torceu o pé, Então bom senso acima de tudo.
Espero ter ajudado e tirado um pouco do preconceito que muitos corredores têm sobre correr na esteira (eu era um deles, BTW!)
Abraços e bora rodar!


