Ano de 2021, eu tinha $$$ que estava destinada para a compra de um imóvel para morar, o dinheiro estava aplicado em uma corretora, aí na hora de sacar, o meu "acessor" me deu uma brilhante idéia, ele tinha um COE que estava sendo disponibilizado para "somente algumas pessoas", onde eu poderia colocar o dinheiro, receber o dinheiro em troca como empréstimo e depois de 5 anos, quando vence o COE, provavelmente sair no lucro pois o "ativo subjacente" estaria valorizado acima da taxa fixa.
Não vou colocar aqui valores reais, mas para ilustrar vou usar o valor hipotético de 1M.
Os parâmetros da operação, resumidamente são, uma taxa FIXA de 6%a.a., durante 5 anos, dando um retorno fixo total de 30%, o COE é atrelado ao SPX, então se o SPX subir mais de 30% em 5 anos, eu resgato a diferença, se não bater 30% eu recebo os 30%. O "pulo do gato" é que o "empréstimo" onde eu recebo o $$$ de volta é atrelado ao CDI, que em 2021 estava em 3% eu acho, ou seja, lá no final eu tenho que bater os 30% comparado ao CDI nos 5 anos, se o CDI der mais de 30% e o SPX abaixo disso, eu PAGO a diferença, se ocorrer o contrário eu ainda recebo a diferença.
Pois bem, fiz a sardinhice, coloquei a 1M no COE, peguei 920k de volta COM DESCONTO DE IOF(Isso ele NÃO ME DISSE ANTES), primeira palhaçada, já foram 80k em imposto.
Segunda coisa que NÃO ME DISSERAM no momento da contratação e o que me deixou mais PUTO da vida, prestem MUITA ATENÇAO nisso, passados 1 ano do "investimento", 1 mês antes de fazer aniversário, o "acessor" me liga e fala : "Olha, vc precisa depositar 60k na conta porque será DEBITADO da sua conta o valor do CDI equivalente ao seu COE do período de 1 ano.". Minha reação foi de surpresa, e questionei ele : "Porque eu tenho que PAGAR ano a ano o CDI e o "investimento" só vai me pagar o combinado depois de 5 anos?". Vejam que interessante, o BANCO recebe todo ano o JUROS do empréstimo que fez à vc, mas VOCÊ somente recebe o juros do empréstimo que fez ao banco NO FINAL, legal né??
Resumo, fiquei PUTO, quebrei o pau com o acessor e disse que iria pagar, mas queria LIQUIDAR o COE imediatamente, mesmo que isso me custasse 30% de prejuízo e que nunca mais iria falar com ele sobre nenhum tipo de investimento, além de fazer uma reclamação formal sobre propaganda enganosa, depois disso o banco me ligou, fizeram um "aditivo" no COE onde tudo será "acertado" somente no final dos 5 anos CONFORME O FOLDER do COE, eu sabia exatamente os parâmetros da operação, o que não admito é ser enganado na cara dura e virem depois cobrarem coisas não combinadas. Mas tenho certeza que somente fizeram isso porque eu tinha muito mais $$$ investido lá do que o valor do COE, caso contrário não iam nem me ligar.
Bom, já fazem 2 anos que estou "levando" essa operação, vou ficar com ela até 2026 porque não preciso do dinheiro, provavelmente vou sair no 0x0 ou perder um pouco se o CDI não cair e o SPX não subir bastante.
Ainda tive que ouvir o seguinte "Cara, pensa que no PIOR CASO, você conseguiu um empréstimo com juros baixíssimo por 5 anos!!!!" e eu respondi : "MAS EU TINHA A GRANA SEU IDIOTA!!!!!".... kkk é rir p/ não chorar....
Me desculpem o texto longo, mas seguindo o que o Bastter SEMPRE fala, NUNCA te oferecem NADA que seja bom p/ vc, pode parecer ótimo no começo, mas depois vc sempre descobre a merda que fez. Já são anos que somente faço aporte no modelo do BS, buy & hold, não olho cotação e não tenho 1 "investimento" que não seja ações, fiis ou renda fixa que EU MESMO faço.