Tarde meus consagrados, tudo bem? Espero que sim!
Como essa comunidade vem me ajudando DEMAIS desde quando assinei, faz uns tempos que to pra postar isso aqui e após pesquisar bem, não achei nada que sanasse minha dúvida..
Em 2021 tive uma entrada proveniente da venda de um terreno e segreguei 75% em R.F e 25% em um fundo de private equity da Pátria. Conversei muito com meu assessor, conversei com um amigo que tinha um fundo da mesma gestora e vi que estava desempenhando bem, que no começo fica paradão mas com uns 3 anos de fundo o negócio começou a ir legal. Na época não tinha conhecimento de mercado financeiro, não sabia onde me informar e nem tinha tanto interesse assim.
Os anos se passaram, vim estudando bastante e hoje tenho outra visão quanto a gerenciamento de riscos da carteira, vim limpando alguns erros passados e estou vendo aos poucos o resultado vindo, confiando no processo. Mas esse bendito fundo está lá parado rendendo CDI.Hoje vejo como um valor considerável para mim, em torno de 14% de toda minha carteira está alocado lá.
Recentemente, houve um crash de um fundo dessa mesma gestora, o que me deixou em alerta, mas meu assessor logo informou que foi uma versão que era bem mais específica, para poucos investidores (entraram com um valor bem mais alto), mas desde então venho constantemente pensando em reduzir 80% da posição, pegar esse valor e dividir de 5 a 8x para juntar com meus aportes mensais seguindo o BS.
Ao mesmo tempo, em todos os outros lugares que vou ler sobre private equity, na maioria das vezes, inclsuive em canais gringos, só vejo o pessoal falando bem.
Alguém aqui tem experiência nesse assunto, aloca parte do capital nessa estratégia? Eu já imagino o que o nosso querido Bastter vai me falar, e por isso mesmo venho pensando em reduzir capital e juntar com meus aportes, mas vim pedir essa ajuda / opinião, pois realmente não consigo achar muito sobre o assunto na internet, principalmente sobre a gestora. Geralmente o que encontro são notícias pra agitar a sardinhada, mas nada técnico ou que me passe confiaça.
sOU BURRO, AJUDA EU POWBastterOrigem do Selo5 posts