19 Amigo - é o bem mais precioso que vc pode ter. comentada em 04/09/2023 13:59 Saúde e Esportes Mauro em 04/09/23 2:55 comentada em 04/09/2023 13:59 Muito normal com esta onda de "não podemos reclamar, temos que resolver nossas dificuldades sozinhos, ninguém se interessa por nossos problemas"... nos afastarmos das pessoas que amamos.Lembrem-se que tudo tem limite.Ficar reclamando o dia todo realmente é chato e afasta as pessoas.Mas "desabafar" com um amigo pontualmente, ter um ombro para apoiar, ter alguém que pergunte de x em quando "como vc está", é sempre construtivo e ajuda a dar força para quem está triste passando por dificuldades reais.------------------------------------------------------------------------------Tenho dois amigos aqui no site mesmo que quando estou numa situação ruim me perguntam sempre: "como vc está?"... "quer conversar?"... "podemos fazer algo por vc?"... (e vice e versa quando eles passam por dificuldades).E de x em quando ligo para desabafar sim, colocando para fora a agonia que sinto.Ligo para escutar uma mensagem de carinho e de apoio. Só isso me ajuda a passar por aquele período mais difícil, mais doído.Então lembrem-se de não serem "cegos" ao ponto de perderem uma amizade porque "reclamar é chato e improdutivo".Na hora que perdemos pessoas queridas em um curto espaço de tempo, que vem um problema financeiro importante, que tem gente doente entre a vida e a morte na sua família e vc está sobrecarregado emocionalmente... SIM, fale com seus amigos, desabafe, converse com alguém que te ame e te dê apoio.Por mais que um psicólogo, psiquiatra, médico, padre, conselheiro ou monge budista estejam mais equipados para lidar com a sua situação de dor, nada como um amigo para te dar uma palavra de carinho e alguma compreensão.------------------------------------------------------------------------------@Paulo , gostaria do seu input neste tópico para delimitar "reclamar x desabafar".se to falando besteira aqui, pode deletar o post.obrigado.