Esse tópico é fora do meu papel de moderador de alguma coisas e é uma pergunta bem honesta, eu quero tentar entender um treco mesmo.
---
TL;DR
Pq diabos as pessoas que tem possibilidade de comprar imóveis, aparecem aqui falando de assumir dívidas em imóveis ao invés de pensar em imóveis como investimento?
O que é que faz a percepção de imóveis como investimento tão difícil, mas faz o maluco querer assumir uma dívida de 30 anos, sendo que patrimonialmente é a mesma coisa?
---
Obviamente, essa pergunta só serve para quem tem algum patrimônio que permita comprar imóvel, N pessoas simplesmente não terem capital suficiente, ou que talvez nunca tenham é óbvio, eu tava pensando só no pessoal que tem o dinheiro, mas parece viver no mundo binário da minha pergunta.
---
Os tópicos da bastter.com vem e ondas, e parece que voltou a onda do financiamento bom.
Eu imagino que a ideia de pegar um financiamento seja um indicador de que a pessoa não tem, ou não pode, ou não quer gastar dinheiro pagando a vista.
O motivo não importa, matemática não se importa com motivos, o que eu estou tentando dizer é que o valor do imóvel é superior a capacidade financeira da pessoa de comprar a vista, independentemente da motivação.
O que eu tenho dificuldade de entender é pq diabos a pessoa, que, geralmente, pelo que falam nos tópicos, tem entre 30% e 60% do valor, não compra um imóvel que ela possa comprar.
Eu não estou nem falando de juntar para comprar depois.
Estou falando de comprar o imóvel que ela pode comprar.
Pq a pessoa acha ruim ter imóvel, pq ela não considera a comprar um imóvel para ter um imóvel, mas considera a ideia de assumir uma dívida para ter um imóvel para ter a suposta casa própria.
A parte de ter a casa própria eu entendo, é o sonho do brasileiro. Qualquer papel que bote seu nome em um registro e te reconheça como algo que existe é fantástico para gente que não tinha nem sobrenome.
Ok.
O que eu não consigo entender é onde está o buraco de ter imóvel ser ruim.
Pq diabos você não pode comprar o imóvel que você tem dinheiro para comprar, como um investimento qualquer, que vai fazer parte ali dos investimentos, valorizar ou desvalorizar, compor parte do patrimônio e parte dos rendimentos mensais.
Pq não pode ter um imóvel pequeno?
E se a pessoa acha que imóvel é uma péssima ideia, pq diabos ela SÓ vai atrás de um que só pode ser comprado por financiamento?
É a ilusão de liquidez? pq quando a gente vivia na hiperinflação, o terror era ver o dinheiro virando pó no sistema. E hoje a gente acha que ter o dinheiro na mão é melhor?
É controle? pq no imóvel a percepção de que você não tem controle do que acontece é mais claro?
O benefício da casa própria é mais latente?
Alguém tem alguma ideia, eu to perguntando isso para tentar entender como eu respondo melhor as pessoas daqui, pq essa é uma ideia muito pirada.
A pessoa não tem, não quer, e nunca pensou em comprar imóvel, acha uma desgraça e me aparece perguntando se assumir uma dívida em libra estrelina é bom para comprar uma casa de campo para passar férias com a família.