Olá pessoal!
Sou burro e preciso de ajuda! Me desculpem o texto longo.
Eu e minha esposa compramos um apartamento em 2011 de 1 quarto na praia da Barra da Tijuca para morarmos "para a vida toda". Na época não queríamos ter filhos, mas em 2015 ela engravidou. Tentamos mas não conseguimos vender o apartamento a tempo e demos um jeitinho de transforma-lo em 2 quartos. O projeto ficou ótimo e prorrogamos a venda do apartamento.
Agora nosso filho está com 8 anos e sente muita falta de amiguinhos e um quarto só pra ele (eu uso muito o quarto dele hoje com instrumentos musicais e home office). Então decidimos vender nosso apartamento e nos mudar para um apartamento maior em prédio com melhor estrutura aqui pela Barra (esses prédios com estrutura tem muita criança e será ótimo pra ele).
Agora que vem a dúvida cruel. Ainda não sei se eu compro outro ou alugo. Esse é meu único imóvel residencial.
Minhas opções são:
- vender o nosso e alugar outro, pagando imposto de renda (por volta de 5% do valor total do imóvel), e 5% do corretor.
- vender o nosso e comprar outro, sem precisar pagar imposto de renda (por lei, comprando em até 6 meses) e usando meu saldo do FGTS (equivalente a 40% do valor do meu imóvel atual). Então eu compraria um com valor de até 140% do atual. Nesse caso eu pagaria 5% do corretor na venda e 3% de ITBI na compra do novo.
O meu medo com a compra de outro apartamento é a incerteza quanto ao futuro (ser demitido e ter que procurar emprego em outra região, por exemplo). Viver de aluguel nos dá essa flexibilidade maior. Mas pode ser que eu fique bastante tempo nesse novo apartamento (trabalho a 16 anos na mesma empresa e não pretendo mudar). Não tenho como saber.
A dúvida é se valeria a pena esse rolo só pra usar o saldo do FGTS (valor considerável) e ficar isento do imposto de renda da venda do primeiro, mesmo que eu tenha que vender o segundo em um alguns anos. Seria tudo a vista e eu não faria nenhum financiamento (o corretor me passou que tem esquema com banco pra conseguir usar o FGTS a vista). Mas pensando na pior das hipóteses (no caso de venda em curto prazo) eu pagaria corretagem novamente.
Seria uma forma de usar o FGTS e ficar isento do imposto de renda, e morar num apartamento próprio e melhor para minha família.
Ajuda eu, pô! Estou de peito aberto pra receber as voadoras, se for o caso!
Obrigado!