12 Automação de tarefas computacionais comentada em 25/09/2023 18:47 #VAILAEFAZ SheldonCurioso em 24/09/23 14:00 comentada em 25/09/2023 18:47 Pessoal, uma dúvida...Automação de tarefas para pequenos negócios e profissinais liberais é um nicho de mercado?Alguém precisa disso?Faço isso para familiares e na minha própria empresa, se eu tenho alguma tarefa computacional repetitiva e/ou contínua eu automatizo usando python, com Selenium e Pyautogui. Eu gosto disso, e acabo economizando muito tempo próprio e alheio com as automações funcionando 24h por dia (são os melhores funcionários).São automações de tarefas computacionais simples que o profissional fica realizando mas (por serem repetitivas) acabam sendo mais viáveis e possíveis de serem automatizadas. Por exemplo: O corretor de imóveis que todos os dias precisa ficar atento o dia todo no barulho da campanhia quando recebe um cliente da plataforma que trabalha. Se não clicar rapidamente, ele perde o cliente. Isso faz o corretor ter que levar o computador até para o banheiro para não perder. Pode-se resolver isso criando uma automação que detecta quando entra o cliente, atende e manda uma mensagem de saudação no whatsapp. (apesar de isso trazer uma vantagem injusta sobre os outros corretores, é só um exemplo).Provavelmente não seja lucrativo porque serem tarefas simples. Mas gostaria de ouvir a opinião de vocês.