Ver maislink do original"A história dos dividendos remonta a quatro séculos, desde a primeira emissão pela administração da Companhia Holandesa das Índias Orientais (VOC).
A EMPRESA HOLANDESA DA ÍNDIA ORIENTAL
O mercado de ações moderno começou em 1602 na Bolsa de Valores de Amsterdã, quando as ações da Companhia Holandesa das Índias Orientais foram negociadas pela primeira vez.
Apesar do incrível monopólio comercial da empresa e das exigências dos acionistas, a VOC não pagou dividendos até 1610.
Mesmo assim, este primeiro dividendo foi pago em especiarias. Os acionistas receberam “macis no valor de 75% do capital nominal”.
Somente em 1612 a empresa finalmente pagou aos investidores dividendos em dinheiro.
VENDEDORES A DESCOBERTO
A VOC emitiu estes primeiros dividendos em resposta às críticas dos acionistas sobre a má alocação de capital e política de dividendos da administração.
Este movimento de acionistas resultou da campanha de Isaac Le Maire, o primeiro vendedor a descoberto do mundo.
A partir de 1609, Le Maire publicou um panfleto com três críticas principais à gestão da VOC: o aumento dos níveis de dívida que impede o pagamento de dividendos, a relutância do conselho em ouvir as reclamações dos investidores e os diretores do conselho “enriquecendo-se em detrimento dos acionistas”.
Embora Le Maire tivesse uma relação controversa com a VOC, a decisão da empresa de emitir dividendos rendeu uma vitória definitiva para o vendedor a descoberto."