Com o cenário da economia atual, ontem o IPCA 2045 começou a ser negociado com um prêmio de 6% (IPCA + 6%) e aí, obviamente, começou os mentores de Twitter e YouTube falando que brasileiro é burro de investir em outra coisa que não colocar tudo no Tesouro Direto e esquecer….
Ao mesmo tempo, ontem fui impactado pela seguinte frase aqui no site:
“Se parece bom demais pra ser verdade é porque tem alguma pegadinha que você só descobre tarde demais” - AlucindusE isso me levou à reflexão sobre o tema…
Oras, olhando friamente, por que estão pagando um prêmio tão alto? Dentre algumas possibilidades, entendo que o investidor precisa de maior prêmio para assumir um risco maior das incertezas atuais. Estou certo?
Ainda, fiquei pensando em algumas coisas que gostaria de compartilhar com vocês, pra ver a opção da comunidade:
Considerando que o Tesouro Direto é um investimento do ONREVOG (e nenhum ONREVOG, qualquer um, quer o seu bem), a gente não estaria assumindo muito risco deixando o “sucesso” do investimento na mão deles?
Por exemplo:
1. O ONREVOG pode mudar a regra, aplicar uma nova “taxa de manutenção”, determinar uma regra de não saque, ou qualquer maluquice que os políticos inventam
2. O ONREVOG pode “maquiar” o índice do IPCA, não representando a inflação real que a gente vive e sente e, com isso, não estarmos protegidos contra as perdas da expansão monetária (que leva ao aumento de preços)
3. O ONREVOG pode, ao contrário, nas próximas décadas, trabalhar com inflações mais altas gerando uma rentabilidade maior que corroeria toda e qualquer rentabilidade (ex: inflação na casa dos 30% ao ano, destrói a rentabilidade, pois teríamos o IR de 15% incidindo sobre os 36% da taxa).
4. Qualquer outra loucura que possa surgir num horizonte de 22 anos como é o caso do IPCA 2045.
Enfim, coloquei este tópico pq sou burro e queria validar se o que pensei faz algum sentido: não seria muito arriscado colocar dinheiro tendo como aaaagarantia que o ONREVOG (aquele que só quer te ferrar) irá cumprir sua parte daqui a 22 anos, mantendo um horizonte de inflação na casa dos 5-6%?
Até onde o Tesouro Direto pode ser utilizado como opção de investimento em Renda Fixa segura no longo prazo?
OBS: Sou burro e não pretendo ser dono da verdade… há diversas informações no FAQ sobre renda fixa, TD e o porquê devemos ter renda fixa… não é este o ponto do tópico. Ok? :)