Fui jantar com a patroa no sábado, aniversário dela. Só tinha ido nesse rodízio uma vez. Custa 100 reais e mais 10 da bebida, então um casal gasta 220 mais 10% que dá R$ 250 arredondando.
Eu tinha perdido meu cartão e o banco está enviando, então pra não ficar na mão do pix que pode ficar sem conexão na hora eu ando com dinheiro.
Fui jantar e levei 250 em dinheiro pra garantir.
No meio do jantar minha esposa atendeu um telefonema que uma amiga estava lhe dando os parabéns. O garçom ouviu e me avisou "Ei, se é aniversário deviam ter falado antes! O aniversariante não paga o rodízio se estiver acompanhado"
Eu falei que ele devia ta enganado mas ele foi la falar com o gerente e voltou e confirmou, olhou a cnh da minha esposa e confirmou o desconto (o rodízio dela não seria cobrado)
Ele falou que nas redes sONciais do restaurante isso era avisado, mas como eu não tenho mais rede sONcial eu nunca ia saber mesmo.
Na hora de pagar a conta veio uns 130 e pouco...
Eu já ia pagar os 250 e não saberia que tinha desconto se ele não falasse então eu botei os 250 na parada que vem a conta e falei pra ele ficar com o troco.
Já em pé ele veio falar que eu tinha errado e tinha colocado muito a mais... eu falei "não tá certo... eu já ia pagar isso então fica com a diferença, se tu nao me avisa eu nao ia saber"
o cara ficou sem palavras.... ele disse pra mim "cara nem sei o que dizer, to aqui tem 5 anos e nunca recebi uma gorjeta tão alta, o recorde tinha sido 40 reais"
depois eu fiquei pensando o quanto isso é absurdo... esse restaurante tem eventos e muitas vezes recebe grupos de mais de 10 pessoas. Me impressiona como essas pessoas não podem fazer um ratatá pra dar uma gorjeta melhor...
10% do serviço não é gorjeta.... tem restaurante que não repassa.
E outra... um garçom atende facilmente 30 pessoas em uma noite... se cada um der 10 pro cara já é uma diferença grande.... é pouco para quem dá porém é muito pra quem recebe.
Não é os 5 , 10 ou 20 reais de uma pessoa que fazem a diferença, o que faz a diferença é essa mentalidade sendo replicada.
Eu acredito muito em lei do retorno... se alguém te da moral você tem a obrigação de retribuir