Aqui aprendemos muito simplicidade na análise dos ativos.
Ontem estava voltando de viagem e ouvindo alguns Bodes antigos… estava procurando o bode que tratava de olhar para o abismo e como o olhar para o abismo pode te levar até ele.
Não recordo se neste mesmo Bode do abismo ou no bife na próxima, Nosso caro Interlocutor reforçava sobre a importância de se concentrar em coisas importantes na análise de investimentos, ressaltava que a simplicidade na análise dos investimentos nos distanciava de analisar detalhes insignificantes… reforçava o Princípio estatístico de Pareto ao lembrar que 20% dos esforços são responsáveis por 80% dos resultados em quase tudo na vida.
Hoje li uma passagem de um discurso do Warren Buffett que prega uma ideia similar sobre simplicidade e foco:
"Tentamos pensar em duas coisas: o que é importante e o que é conhecido. Existem coisas importantes que não são conhecidas e existem coisas conhecidas que não são importantes. Então questionamos: o que é importante e o que é conhecido? E quais coisas abrangidas em ambas categorias podem ser úteis para Berkshire?
Existem vários assuntos importantes dos quais eu e Charlie não sabemos de nada, e portanto não pensamos neles.
Não temos ideia de como o mundo vai estar em dez anos. Temos alguma ideia de como a Coca-Cola estará em dez anos, ou algumas de nossas subsidiárias. Se nós focassemos no que nós não conhecemos, perderíamos muita coisa.
Em vez disso, concentramos nossas atenções no que sabemos e no que é importante. Isso nos permite tomar decisões inteligentes e evitar erros caros.”