Link para o FAQPara quem investe para o longo prazo/sem prazo, as corretoras são apenas intermediários para um fim que é o investimento em ativos de valor.
Portanto, desde que a corretora escolhida forneça as funções básicas que você precisa para isso como:
- Comprar e vender ativos, consultar notas de corretagem, realizar
subscrição , de preferência tudo online, sem ter que fazer ligações ou falar com atendentes;
- Usar site, não app (
A chance de errar em APPs é maior );
Tirando isso, nada mais é necessário para o pequeno investidor. Quanto menos "assessor de investimentos", ferramentas de trade, propagandas, dificuldades de fazer o simples no Home Broker, melhor
Com isso em mente, vários usuários estão migrando para corretoras de Bancões (Itaú, Bradesco, Banco do Brasil, Santander) pela #PAS de centralizar os investimentos em um lugar só
"Ah, mas é mais caro corretora de bancão!"
Nos últimos anos, as corretoras de bancão abaixaram os preços e estão próximas ou iguais às corretoras independentes.
Centralizando tudo no banco, a tendência é que ao longo do tempo você consiga baratear outros produtos do seu "pacote de serviços". Além disso, apesar dos ativos do
CEI estarem seguros em caso de falência (vide FAQ no final), o dinheiro dos proventos em conta corrente pode ser perdido.
Centralizando no bancão que você mais usa, também não precisa fazer TED para transferir recursos e os proventos caem direto na sua conta.
"Mas eu não quero misturar dividendos com meu dinheiro normal"
Não existe divisão de dinheiro no mundo real. Sim, o ideal é reaplicar o que recebe junto com o aporte do mês. Mas na prática, o dinheiro dos proventos estar na conta corrente (e ser usado para outra finalidade como pagar uma conta, por exemplo) não muda nada em relação a pagar a conta com seu "outro dinheiro" da conta corrente e reinvestir o que sobra.
Então no final concentrar os investimentos em uma corretora de bancão traz #PAS, simplifica a vida e pode até sair no mesmo preço que ficar em corretora pequena com corretagem grátis
Para que seja realmente #PAS na corretora do bancão opte por usar a conta corrente e não a conta da corretora senão não adianta de nada ir para o bancão. Não dê nome ao dinheiro. Se você pagou algo com um dinheiro de dividendos, vai sobrar outro dinheiro para investir. Facilite sua vida ao máximo que isso que leva a aportes maiores e não obsessão e controlar centavos.
Mensagem do FlyCavok nesta postagem:
E não é que aconteceu comigo. - Assuntos Gerais - Bastter.com Pro pessoal que tá procurando uma resposta lógica ao ocorrido eu digo: fintechs e banquinhos operam com a agilidade de uma startup, enquanto bancões operam com agilidade de um órgão público "melhorzinho"
No bancão vc vai ter uma nova funcionalidade surgindo a cada ano, 2 anos, às vezes 4 anos... nas fintechs é o tempo todo.
Não custa NADA NADA um bug em uma funcionalidade nova pegar uma carteira aleatória e vender os ativos.
Não to dizendo que é o dia a dia. To dizendo que é possível.
A mentalidade é entregar mais resultados, por isso que em corretora você já tem:
integração com mercado americano
aluguel de ação com um clique automatizado
aluguel de FII
margens automáticas
cartão de crédito atrelado a investimento com liquidação automática
E a cada dia surgem novas funcionalidades... só que isso tem seu preço: De vez em quando dá ruim!
Por isso que B&H é melhor em instituição conservadora, grandona, de tiozão do corolla. Não tem cartão, não tem margem, mal tem aluguel... mas a chance de vc abrir o broker e ter algo bizarro é bem baixa.
Corretora fintech e banquinhos é pra quem tem pouca grana e fica olhando o tempo todo... não é pra quem quer comprar e esquecer, olhar 1 vez por ano quando tá com menos preguiça. De forma alguma.
Se a corretora falir:
Ações > FAQ > Corretora Falir, o que acontece, o que fazer? Transferência de Custódia
Ações > FAQ > Transferência de Custódia VIDEO