Eu e minha esposa compartilhamos uma grande vontade de morar no exterior, que surgiu lá em 2016, principalmente pela mudança cultural, viver um idioma diferente e ganhar experiências que acrescentam muito na vida como um todo. Temos um local específico que é próximo das Rock Mountains, já fomos de férias para lá e sempre ficamos encantados e sonhando com um dia a oportunidade de se mudar.
Outros fatores que contribuem para a vontade de imigrar é pela violência. Ainda é muito doloroso escrever isso, até mesmo em uma comunidade que só tem avatares, mas já perdi um irmão mais velho em um assalto recentemente, meu pai já foi baleado tbm em assalto e tbm já fomos assaltados. Minha esposa tem um certo receio de sair sozinha (apesar de nos estimularmos à sair quando vemos que estamos pensando demais nisso) e eu tbm procuro evitar alguns lugares.
Posso dizer que o pensamento se intensificou em 2020, logo antes da pandemia, porém com a pandemia e dificuldade de imigração, focamos em melhorar nosso ingles, trabalhar mais para juntar mais dinheiro, fazer pesquisas sobre a região que gostamos quanto à qualidade de vida e etc.
Acontece que hoje vivemos em uma bolha no RJ que é menos violenta e temos uma boa qualidade de vida. Temos bons empregos, família perto, conseguimos viajar quando dá, juntar um dinheirinho todo mês, enfim, uma boa rotina. Por esse motivo, esse ano decidimos segurar mais uma vez a possibilidade de imigrar, esperar mais uns 3 anos para acumular mais patrimônio e curtir familia e amigos, tentar possibilidades melhores de imigração dentro desse prazo para que o ''recomeçar'' seja menos dolorido.
A dúvida é: será que daqui a 3 anos, não estariamos velhos para recomeçar (caso não consigamos boas oportunidades de imigração)? Eu estaria com 34 e ela 35. Não sei se estamos deixando a zona de conforto dominar e deixando a vontade que sempre compartilhamos juntos morrer.
Uma possibilidade que cogitamos também é mudar do RJ para um local mais pacato, com menos agito e mais seguro (somos jovens com cabeça de velhos rs). Para ela seria tranquilo já que trabalha remoto, já para mim seria quase um recomeçar dentro da profissão e minha renda diminuiria pelo menos uns 60%.
Enfim, quem já passou por isso e quiser deixar um relato, seja de crítica ou algo que acrescente para a discussão, por favor, fique à vontade! Será muito válido, como sempre.