pessoal, quero ajuda de vocês para ter mais malícia em internações... hospitais... cuidados e observações a se fazer para garantir a saúde de um familiar.
CONTEXTO:
Semana passada estive com a minha esposa para uma cirurgia extremamente simples de hérnia. Ela está maravilhosamente bem. Graças a Deus.
Recebeu anestesia raqui, 1 hora depois da cirurgia... recebeu tramal e 3 horas depois da cirurgia recebeu uma medicação na veia de dipirona + tenoxicam [antinflamatório] + antialérgico
Nessa hora ela teve uma paralisia total. Ficou uns 15 minutos sem conseguir falar uma palavra... sem conseguir se mexer.
Na hora pensei que era anestesia, fiquei esses 15 minutos sozinha com ela no apartamento do hospital, só tentando acalma-la... (sem chamar as enfermeiras... por achar que era uma reação a anestesia). Não chamei ninguém. E ela foi melhorando.
Um tempo depois as enfermeiras vieram... por já estar programado. Relatamos o caso e segundo elas...minha esposa teve uma relação alérgica ao tenoxicam. (Nunca tinha dado nenhuma reação a medicação antes)
Minha esposa hj diz ter tido uma sensação de "quase morte". "Sensação de coma". A enfermeira disse que se ela tivesse fechada a garganta poderia não estar mais aqui. Familiares também se assustaram.
PROBLEMA:
Na hora eu estava calma até demais. Mas a situação foi mexendo comigo depois. Me senti um pouco imatura de não ter chamado a enfermeira correndo. Senti que falhei. Que fiz menos que deveria. Senti que eu talvez não é uma boa ideia que eu fique de acompanhante ou cuide sozinha de alguém num pós cirúrgico (por falta de malícia/experiência ou sei lá o que)
DÚVIDAS:
- Tendo em vista essa minha "inexerperiência".. que situações são comuns ou mais arriscadas... e que devo me atentar mais numa situação de internação? Numa consulta médica? Ou qualquer situação de saúde semelhantes?
- Segundo a "cultura popular" dos meus familiares... não devemos confiar cegamente em médicos... Eles nunca se atentam a dietas... passam repousos genéricos... não dão muita atenção a alguns detalhes e etc. Isso me bugou também. Pois eu confiei cegamente no que o médico recomendou como repouso... pra mim era só obedecer aquilo que estava no papel. Mas meus familiares pediram um cuidado a mais com a dieta e caminhadas leves após uma pequena infecção no corte da cirurgia (que não constavam na recomendação do médico). Procede também? é um ponto a mais de atenção?