Tenho dúvidas no conceito de Lucro x FCL Capex (indicador do quadro do Bastter.com)
No caso da Sanepar especificamente vejo lucros crescentes o que é bom mas por outro lado, pelo que entendo os investimentos da empresa são descontados do lucro.
Já no FCL Capex fica claro que os investimentos são descontados, já que são o Capex.
Se os investimentos de uma empresa têm um objetivo de trazer maiores lucros no futuro e é feita uma análise financeira antes desses investimentos, então no longo prazo, se a empresa mantém o nível de investimento, deveria haver uma tendência de o FCL Capex aumentar mais do que o lucro.
Porém especificamente no caso da Sanepar eu percebo que o FCL Capex está ficando estável e o lucro está subindo consistentemente. Provavelmente devido à empresa estar fazendo cada vez mais investimentos. Infelizmente a Sanepar não mostra de forma clara o que é capex recorrente do que é capex de expansão
Entendo que do ponto de vista sONcial, a Sanepar, sendo uma empresa estatal e de saneamento deva fazer investimentos importantes para melhorar a estrutura e confiabilidade de sua rede, mas por outro lado, se os investimentos não gerarem caixa para o acionista, podem não trazer o retorno financeiro indicado pelo lucro.
Certamente estão me faltando alguns conceitos básicos nessa pergunta mas eu queria alguma luz sobre essa relação lucro x FCL Capex ou um caminho que eu possa estudar e entender melhor esse problema específico.
A pergunta que eu estou tentando entender é: É possível uma empresa ter lucros consistentes mas não gerar valor para o acionista?