Depois de alguns anos acompanhando o Bastter, e por já a algum tempo ter pararo de querer provar pra todo mundo que aluguel é melhor, que investir é melhor que financiamento e essas babozeiras que vocês sardinhas como eu também já fizeram milhares de vezes, acredito que consegui entender um pouco mais sobre o porque o "
mindset do financiamento" é tão prejudicial.
Depois de anos tentando chegar ao balanço ideal entre gastar/ investir, percebi que eu não posso ter dívidas de maneira alguma, incluindo cartão de crédito ( que para mim não rola). Se eu tenho cartão de crédito, e tem aquele limite enorme, sempre caio na tentação de comprar algo que não tenho o dinheiro pra comprar. Fico dizendo pra mim mesmo "se pagar em 10 vezes sem juros, podes investir o dinheiro e ganhar mais". Ai lá vou eu e compro ao invés de guardar primeiro, e comprar à vista. Não rola, para mim é investir assim que recebe uma % e o resto do dinheiro na conta corrente para passar o mês e se sobrar, gastar com a família em qualquer coisa.
Porquê pra mim nao rola cartão de crédito? A alguns anos sempre que eu tinha aqueles boletos pra pagar, eu pensava, "o que é mais 80 pila?, compro no boleto e pago em vezes". Isso me mantinha em um círculo vicioso. Todos meus amigos e familiares estão nisso, (não sabem que invisto graças ao Bastter). Vejo que por terem uma dívida grande, nao tem problema fazer outras menores. Por exemplo meu cunhado (sempre o cunhado). Por meses falou que iria comprar a casa, prestaçao de 1690 (fixa por sorte) e iria poder investir 1500 por mês e que no final teria sei lá quanto. Resultado, a 3 anos pagando os 1690, nenhum puto investido, nenhuma prestação adiantada e a única coisa que fez foi:
1. Financiou a cozinha pelo roxinho: 19 mil;
2. Pagou, e agora máquina, geladeira, camas, sofás e tudo mais no cartão;
3. Agora assim que quitar o cartão, vai financiar uma casa na praia a meia com o irmão;
4. Fala que adiantar as prestaçoes nao vale a pena que fez "as conta" e escolheu a 'liberdade financeira' (essa frase me doeu o ego no fundo do coração e nao dei nos seus dedos por um fio(obrigado Bastter)).
Então, pra mim desde que nao tenho um centavo de dívidas, pago tudo no cartão de débito, nunca mais tive tentações de comprar nada que nao necessito. A sensação de ser o único da família que paga aluguel e nao deve um centavo é meio extranha. Escutar dos parentes todo encontro de família "voces deveriam financiar uma casa, ficam dando dinheiro pros outros com aluguel" já ficou fácil. Só concordar com os planos pra nossa vida feito pelos outros e seguir aqui na Bastter.
Minha escrita é bem medíocre, mas espero ajudar alguém.