Sou da área de TI e meu objetivo é conseguir um trampo remoto em uma empresa de TI gringa. Atualmente trabalho em um departamento de TI de uma empresa brasileira, meu salário atual não é ruim comparado ao que é oferecido em minha região, porem para a área que atuo, eu sei que meu salário é baixo.
Faço aulas particulares de inglês há 1 ano duas vezes na semana. Sempre tive extrema dificuldade de aprender uma segunda língua, porem desta vez estava conseguindo perceber evolução de minha parte.
Esposa e todos em volta ficam incentivando iniciar logo a busca por entrevistas com empresas gringas. Porem sempre tive receio, pois apesar de eu já estar conseguindo formular frases e com um vocabulário bom, meu listening não está bom, principalmente quando tento ouvir alguém falando rápido.
Tomei coragem e comecei a me inscrever em entrevistas para ao menos adquirir experiência e perceber como eu me sairia.
Hoje de manhã tive minha primeira entrevista em video conferência com uma recrutadora do RH de uma empresa gringa. E francamente, eu já esperava não me sair muito bem, porem
consegui me sair pior do que imaginava. Eu não conseguia entender nada do que ela falava. Eu precisava pedir para ela ficar repetindo tudo toda hora, foi muito constrangedor. Situação muito embaraçosa.
Já no inicio da entrevista percebi que não iria dar certo, porem a entrevistadora tentou dar prosseguimento por muito tempo, não sei se por educação ou sei lá. Foram uns 30 minutos de muito fracasso. Acho que devo ter conseguido responder somente meu nome, idade e de onde sou. Qualquer outra pergunta mais complexa eu não consegui entender e nem responder nada.
Estou com uma outra entrevista de outra empresa gringa marcada para a próxima quinta-feira, porem depois dessa experiencia de hoje estou pensando seriamente em cancelar esta próxima entrevista.
É obvio que preciso treinar muito meu inglês ainda, porem o que mais está me incomodando agora é a maneira como lido com estes fracassos. Minha vontade era no inicio da entrevista me desculpar e dizer que não iria mais prosseguir com a entrevista, porem não consigo ter este tipo de atitude em nada da minha vida. E pior, depois fico me amargurando com tudo que aconteceu. Cabeça fica a mil por uma situação que não saiu bem por minha culpa, e neste caso com pessoas que nunca mais vou ver na minha vida.
Eu sei que é tudo muito recente, mas pelo que já me conheço, devo carregar isto pelo resto da semana ou além. Sou uma pessoa muito amargurada, não sei colocar a tal pedra em cima, que o Bastter tanto prega, e seguir em frente. Isto acaba com minha autoestima, o que é ruim, pois agora sei lá quando terei coragem de realizar uma outra entrevista como esta.