Link para o FAQA legislação recente permitiu uma nova categoria de fundo, os FIAGROS. Dentro desses, os que mais se aproximam da estrutura tradicional de FII são os "FIAGRO-FII"
Na teoria, são ativos que podem atuar comprando outros ativos relacionados ao agronegócio. A maior parte até agora tem comprado papel, ou seja, trabalha como credor de dívidas do agronegócio. Isso é muito importante ter em mente, pois o foco dos relatórios desses FIIs e material publicitário das emissões parecem deixar a entender que FIAGRO = comprar um lote de terra, mas não.
FIAGRO CRI = tratar da mesma forma que trataria um FII de CRI.
FIAGRO de "terras" = precaução. Até agora os que surgiram trabalham com arrendamento e o inquilino pode exercer opção de compra no final - como se fosse, na prática, um CRI com lastro na terra.
Com essas informações em mente, lembrar também que são ativos novos, gestores novos, e segmento novo sem histórico. Sem histórico não tem muito o que avaliar.
Eventualmente, com histórico maior de pelo menos alguns anos, talvez algum ativo ou outro se torne estudável e alinhado com interesses de longo prazo, mas por enquanto não tem como saber
Ah, e de bônus - taxas elevadas e taxas de performance sobre CDI em alguns casos. Excelente negócio para toda cadeia produtiva e gestores.
FII CRI normal x FII crédito "Agro" - FIIs & Imóveis - Bastter.com