Indicação de Álbum - Black, Brown and Beige Cãotural oxe em 22/11/23 15:10 Black, Brown and Beige Duke Ellington Jazz O álbum Black, Brown and Beige, de 1958, conta com uma suíte produzida por Duke Ellington para seu concerto no Carnegie Hall, em janeiro de 1943.O trabalho se propõe a contar a história dos afro-americanos. O objetivo era modificar as atitudes raciais nos EUA do período através de uma apresentação de qualidade técnica, que aproximava o jazz da música clássica.O trabalho conta com 3 movimentos, que compõem o título (Black, Brown and Beige). O primeiro é uma referência aos afro-americanos escravizados. O segundo trata do período de emancipação. E o último é uma referência aos afro-americanos estadunidenses do início do século XX e sua contribuição na Segunda Guerra (que estava ocorrendo no momento da apresentação).O trabalho original foi apresentado por duas vezes em álbum. Na primeira, em 1946, a crítica foi majoritariamente negativa, pois os críticos de música clássica reclamavam da forma pouco usual e os críticos de jazz reclamavam do conteúdo complexo, que prejudicava o "sentimento" e tornava a música distante da dance music.Dentre essas, uma crítica negativa em específico se tornou famosa. Paul Bowles, embora reconhecendo a qualidade técnica de Duke, também rechaçou qualquer comparação do jazz com art music e afirmou que nenhum outro compositor de jazz do período poderia ser julgado por padrões de música clássica. No entanto, com o tempo houve uma aproximação entre música clássica e jazz, através de influências mútuas que se estendem até hoje. O álbum de Duke foi pioneiro na modificação de atitudes do público e na aproximação dos gêneros.Aqui indico não o primeiro, mas o segundo álbum, lançado 15 anos depois e que foi revisado para dividir os movimentos originais em peças mais curtas e adequadas ao gosto do público. Este aqui conta com participação da cantora gospel Mahalia Jackson em "Come Sunday", que faz parte do movimento Brown. Ver mais detalhes e avaliar