38 Empréstimo a um amigo comentada em 27/11/2023 17:58 #PAS Tabar em 26/11/23 9:10 comentada em 27/11/2023 17:58 Prezados,Recorro a esta comunidade para uma orientação.Possuo um amigo desde os tempos de adolescente, nos últimos 20 anos a gente se esbarrou alguma vezes por aí.Ocorre que em setembro eu vi uma postagem dele sobre a irmã que está passando por um problema grave e progressivo de saúde. Uma vaquinha online foi feita. Doei na época, mas tudo o que eles conseguiram até hoje foi 1/3 do valor total, estabelecido em poucas dezenas de milhares de reais.Falei com ele por esses dias e ele estava super desanimado, a irmã em depressão e sem saber o que fazer.Analisando minha condição financeira atual cheguei a conclusão que embora não possa doar, eu posso emprestar sem juros para ser pago em 24x por exemplo."Por que você não doa?" por que não dá, esse dinheiro faz parte do meu patrimônio. Enfim, é a maneira como posso ajudar.Ao fazer esse empréstimo para pessoa física é preciso registrar no Imposto de Renda?