42 Vender a casa própria comentada em 28/11/2024 17:23 FIIs e Imóveis Cinda em 27/11/23 13:29 comentada em 28/11/2024 17:23 Em função de trabalho, resido há muitos anos em um estado diferente da minha família.Nos últimos anos, organizei meu orçamento e fui poupando.Entre meus objetivos financeiros, estava a compra de um imóvel próprio.Morava em um apartamento alugado.No período da pandemia, acabei comprando um terreno sem refletir muito antes, pois estava meio depressiva.Não contente com este primeiro erro, ainda fui lá e construí uma casa no terreno. A construção foi uma das experiências mais estressantes da minha vida, o que piorou minha saúde mental.Há cerca de um ano, me mudei para a casa e descobri algumas coisas: 1. eu não tenho perfil de morar em casa, cuidar de quintal etc., 2. eu não tenho interesse de permanecer nesta cidade no futuro, 3. a cidade atual é pouco desenvolvida e atrativa, 4. minha cidade de origem apresenta maior qualidade de vida e desenvolvimento, 5. o bairro em que construí a casa tem diversos problemas, 6. em resumo, percebi que cometi um erro e que o imóvel não tem valorAssumindo que o prejuízo é na entrada, minha ideia é vender a casa pelo valor que pagarem, voltar a alugar um apartamento na cidade atual e usar o dinheiro da venda da casa para comprar um apartamento na minha cidade de origem (para ter um canto para minha velhice).Eu entendi que essa seria a melhor decisão, no entanto, me sinto abalada psicologicamente com a ideia de vender a casa própria. Venho um de um contexto familiar de dificuldades econômicas, inclusive no passado parentes próximos venderam a casa própria e não conseguiram mais adquirir um imóvel, tendo que morar na casa de outros parentes. Então, tenho medo de vender a casa e repetir o mesmo cenário destes parentes. Por isso, a ideia de utilizar o dinheiro da venda da casa própria para adquirir um apartamento na outra cidade, na qual residem todos os meus familiares.Atualmente, viver nesta casa e conviver com todos os problemas do bairro em que está inserida (que são graves), tem me torturado mentalmente, estou iniciando tratamento psicológico (não apenas por isso, mas também é um fator).Sei que preciso assumir meus erros (compra do terreno e construção da casa sem pensar pormenorizadamente antes), colocar uma pedra (que para mim significa vender e assumir o prejuízo, pois fiz uma casa personalizada e isso custou muito mais caro do que o valor que receberei), seguir em frente, continuar poupando e buscando #pas.Mas é uma decisão que me deixa triste e receosa, mesmo que racionalmente já entendi que é o melhor a fazer.Não sei se alguém já viveu uma situação parecida, de venda de casa própria por enxergar perda de valor. Desculpe se coloquei no tópico errado.