Dia 06/12, 12:00
De quando em quando, participantes do fórum relatam que tem algumas dificuldades em gastar dinheiro, ter a percepção de sucesso na vida, ou de que as coisas melhoraram apesar de claramente terem saído de uma situação de pobreza, ou dificuldades financeiras.
Os conceitos estruturais, sendo o machismo estrutural e o racismo estrutural os mais conhecidos, são bons conceitos para abordar sobre esse fenômeno.
Diferentemente do que as pessoas pensam, quando falamos dos fenômenos estruturais, não estamos falando um indivíduo agindo na sociedade, nem estamos atribuindo nenhum valor a pessoas de forma individual.
Fenômenos estruturais são sistemas que existem no mundo que acabam por favorecer ou desfavorecer certos tipos de comportamentos, atitudes, hábitos, crenças e tudo mais a uma classe específica da população.
Por exemplo, é o sistema que faz um adolescente de classe pobre sequer perceber que a faculdade é uma opção a ele, ou saber que existe a faculdade, mas não existir na vida dele a percepção de um caminho possível que o leve ao ensino superior.
Diferentemente, dos outros assuntos que eu falo aqui no site, esse chat vai ter uma pancada de análises minhas sobre o assunto, tendo como base os trabalhos que eu fiz durante a vida no consultório, em apoiar jovens formados a iniciar seus próprios negócios e as minhas conclusões de N leituras as questões humanas que eu sequer seria capaz de referenciar.
Os tópicos vão girar em cima de três pontos principais, que são mais ou menos como eu oriento a minha prática clínica nesses casos:
Crenças aprendidas;
Traumas;
As habilidades que foram negadas a pessoa.
Vai ser um chat meio diferente do que eu faço geralmente, mas como é um tópico bem comum aqui, acredito que será interessante.
Nos vemos lá.