11 Mais um motivo para não beber. comentada em 02/01/2024 13:50 Saúde e Esportes Phodastico em 01/01/24 19:29 comentada em 02/01/2024 13:50 Ontem perdi o controle. Bebi mais do que planejava e me embriaguei muito mais do que esperava. E hoje me lembrei de mais um motivo para não beber: a depressão pós bebedeira.Não estou falando dos sintomas físicos da ressaca (indigestão, tontura, fadiga, cefaleia,etc). E tampouco da famosa "ressaca moral". Não cometi nenhum fiasco pelo qual me envergonhe.É um efeito fisiológico que afeta muitas pessoas. Seus estoques de dopamima e serotonina simplesmente se esgotaram e além dos efeitos depressores do álcool, isso te coloca na lona emocional no dia seguinte.Estou me sentindo assim: profundamente deprimido e com uma sensação de que está tudo errado na vida. Mas eu sei que a realidade é diferente e nada mudou de ontem para hoje. É um dos piores efeitos colaterais da manguaça, mas eu sei que vai passar. Mesmo assim, é péssimo começar o ano desse jeito. E embora eu esteja escrevendo num tom não tão pesado, não se engane: para muitas pessoas isso é perigosíssimo. É quase uma roleta russa: você só vai saber o que vai acontecer se puxar o gatilho.Então, se você também exagerou na bebida ontem e está se sentindo um lixo, fique tranquilo, vai passar! Mas é bom sempre se lembrar desse sentimento de merd@ antes de começar a próxima.