Antes de mais nada gostaria de dizer como essa comunidade realmente é incrível. Conheci a Bastter.com há 5 anos atrás mas só há alguns meses venho acompanhando e participando mais. Sei que um dos grandes pilares aqui é a saúde, que se traduz em esportes e alimentação mas tenho certeza que nem todos aqui acreditam que conseguem chegar a um nível bom nesses quesitos. Apesar do BS saúde ser uma ferramenta surreal para acompanhamento e motivação, ainda sim, acredito (posso estar errado) que muitos ainda vivem presos na rotina e arranjando desculpas para não começar ou não manter um nível adequado de treinamento.
Não sou formado em Educação Física mas pratico atividade física regularmente desde dos meus 17 anos, hoje com 33 acredito que tenho algo que possa ajudar aqueles que buscam um dia uma vida mais ativa. Em algumas épocas da minha vida fui atleta de atletismo (800m) mas o esporte com que mais me identifiquei foi o remo, que pratiquei por 5 anos a nível competição. Nessa minha caminhada sempre corri, nadei e malhei como atividades secundárias quando atleta e primárias após lagar o esporte.
Uma das coisas que sempre escutei dos meus treinadores é que o nosso corpo é vagabundo. Ou seja, se não nos forçamos a fazer algo que nos tire da zona de conforto (seja ela qual for a sua) tendemos sempre a ficarmos prostrados no sofá vendo tv, Instagram ou qualquer coisa que gastemos o mínimo de energia. Não tem como lutarmos contra essa nossa natureza, nossos antepassados nos fizeram esse favor. Dito isto, aqui vão algumas dicas:
- NUNCA é tarde para começar. Todos já viram relatos de pessoas já idosas que começaram a praticar atividades físicas e conseguiram resultados incríveis.
-
Tenha um objetivo alcançável em mente. Esse papo de mirar nas estrelas para acertar o topo da montanha só vai te fazer desistir no meio do caminho ou nem começar. Para se comer um elefante você precisa dividi-lo em partes e comer um pouco a cada dia. Nem que seu objetivo seja dar um volta na quadra do seu bairro ou até mesmo ir e voltar ao final da sua rua já está valendo, o importante é FAZER.
-
Mentalize suas conquistas. Pode parecer bobagem mas isso é um das coisas que mais vai te ajudar a sair da inércia. Mentalize aquilo que você deseja alcançar com o máximo de clareza possível, seus amigos e família te parabenizando por aquilo é um exemplo, se projete no futuro e tente viver esse momento, guarde esses sentimentos e use no presente para motivá-lo. A mente tem um poder incrível, mas isso é papo para outro tópico.
-
Planeje seu dia. Se sua desculpa é que você não tem tempo por causa do trabalho ou qualquer outra coisa, planeje seu dia. Leve sua roupa e tênis para o trabalho ou deixe separado de forma que seja a primeira coisa que você vai ver chegar em casa e, se for esse o caso, NUNCA deite no sofá. Hábitos ruins precisam ser quebrados e fazendo o que costuma fazer sempre não vai te ajudar.
-
Não se engane. Como diz o Bastter, quando você deita para dormir em seu quarto a noite, você sabe o que fez de verdade. Não se engane, ninguém falou que é fácil. Evolução é através da dor, dê sempre o seu máximo nem que o seu máximo seja caminhar X km. Não vá para a academia fazer bicicleta e coloque sua série predileta para assistir, VOCÊ NÃO VAI EVOLUIR ASSIM. A dor faz parte dor processo e é o quanto que você consegue suportá-la que vai te fazer crescer.
-
Guarde suas conquistas. Após ter alcançado seu objetivo, crie sua parede de conquistas. Pode ser efetivamente uma parede para pendurar medalhas, se for o caso, ou uma parede imaginária para que você possa sempre olhar com os olhos da sua mente e ver que você é capaz.
-
Embrace the chaos. Uma vez saído da inércia e entendido que a dor faz parte do processo, tudo começa a fluir de forma mais natural. Tente se recompensar sempre, seja comendo algo que gosta após um treino bem intenso ou simplesmente sentar e relaxar sentindo a endorfina agir no seu corpo. Afinal é
embrace the chaos e não
suffer from chaos.
Pois bem, ficou um pouco grande o tópico mas espero ajudar aqueles que ainda tenham dificuldades de dar o primeiro passo.