The Purpose of Work – Discipline FundsTradução:
Houve um vídeo viral no fim de semana de uma jovem reclamando sobre ter que ir trabalhar. A ideia básica do vídeo era que o trabalho é uma perda de tempo e impede as pessoas de fazerem coisas que realmente gostariam de fazer. Este pode ser um post um pouco longo, mas está profundamente entrelaçado na economia, na vida e na disciplina, então pegue um café ou clique no botão de saída, dependendo se você está com disposição para ouvir um velho resmungar.
Quando visitei o Japão pela primeira vez há 10 anos, fui apresentado ao termo "sumimasen". A palavra era regularmente usada no contexto de dizer "desculpe-me", mas na cultura japonesa tem um propósito mais específico que inverte o significado pretendido. Não é realmente "me desculpe". É "me desculpe por incomodar você". Não se trata da pessoa que está se desculpando. É muito especificamente sobre outras pessoas. Descobri que este era um dos aspectos mais agradáveis da cultura japonesa, já que tantas coisas eram sobre respeitar outras pessoas, em vez da visão ocidentalizada do mundo que é muito mais individualista e, francamente, egoísta.
Uma das piores narrativas que surgiram nas redes sONciais nos últimos 20 anos é essa ideia de que quando você procura um emprego você deveria "fazer o que ama". Não quero culpar o saudoso Steve Jobs, mas ele promoveu famosamente essa visão e ela se tornou viral desde então. Quando os jovens me pedem conselhos de carreira, eu sempre digo o oposto disso - não faça o que VOCÊ vai amar. Faça algo que outras pessoas vão amar VOCÊ por fazer. Afinal, é assim que todas as grandes fortunas são feitas. Steve Jobs aconteceu de fazer algo que amava, mas o real valor de seu trabalho estava no fato de que ele criou coisas que as pessoas amavam nele. E isso é verdadeiro para todo valor do trabalho. Quando você resolve os problemas de outras pessoas (seja inventando produtos incríveis ou fornecendo serviços simples), as pessoas o compensam por tornar suas vidas melhores. Não se trata de fazer o que você ama. É realmente sobre fazer coisas pelas quais outras pessoas amam você por fazer.
Ter filhos reprogramou meu cérebro de uma maneira profunda. Quando você tem filhos, rapidamente abraça a realidade de que a vida não é mais sobre você. É sobre outras pessoas. Isso acontece de uma maneira menor quando você se casa ou tem animais de estimação, mas os filhos são o grande despertar em minha experiência. É um pouco triste que ter filhos tenha sido o que me fez perceber isso, porque eu poderia ter me beneficiado ao aprender essa lição muito antes de ter filhos.
Isso se tornou especialmente verdadeiro para mim no escopo do trabalho e da saúde. Minha renda e longevidade não são mais tanto sobre mim. É para o benefício dos meus filhos. Tenho a responsabilidade e o dever para com eles de prover e estar por perto tempo suficiente para que possam se tornar pessoas boas e dignas que contribuam positivamente para o nosso mundo. E sim, ganhar mais ou entrar em melhor forma me beneficiará diretamente, mas a busca por essas coisas não é mais uma empreitada egoísta. É uma empreitada altruísta que por acaso tem um benefício egoísta. Mas essa reprogramação do meu cérebro também me ajudou a abraçar a realidade de que meu trabalho não é sobre mim. É sobre outras pessoas. Tento ajudar outras pessoas a entender e navegar no mundo financeiro para que possam passar mais tempo focadas em outras coisas.
Os humanos são únicos no reino animal porque usamos um meio de troca (Medium Of Exchange - MOE) em uma economia organizada, mas o meio de troca é apenas uma ferramenta que lhe dá opções. Você obtém esse meio de troca porque, no final do dia, você quer consumir coisas que melhorem seus padrões de vida. Você não obtém esse meio de troca apenas porque gosta de obtê-lo. Você obtém esse meio de troca porque é assim que você obtém as coisas que permitem que você sobreviva e melhore sua posição no mundo. Da mesma forma, um leão não caça porque ele gosta de caçar. Bem, talvez eles tenham aprendido a gostar, mas não fazem isso por esporte. Eles fazem isso porque é o seu propósito para sobreviver. Você pode não chamar a caça de "trabalho", mas tenho quase certeza de que os leões sentem que é trabalho. Se todos os leões tentassem "fazer o que amam" o dia todo, eles só dormiriam. Em vez disso, os leões caçam porque têm a responsabilidade de ajudar a alimentar sua família e a si mesmos de forma mais indireta. Não é apenas sobre a necessidade individual de trabalho, porém. É sobre fazer um trabalho que beneficie os outros e que por acaso também tenha um benefício indiretamente egoísta. O trabalho humano não é realmente diferente. E quanto melhor você for em certas coisas, mais valioso você será percebido pelos outros.
Importante, em um nível econômico, esse processo também é o que dá valor ao meio de troca. Se os leões pudessem simplesmente imprimir carcaças de antílopes, o processo de obter carcaças não teria valor. As carcaças em si seriam desvalorizadas porque não haveria escassez. Da mesma forma, quando criamos o meio de troca e o usamos para construir produtos valiosos que tornam a vida de outras pessoas melhores, o meio de troca mantém valor porque isso ajuda a criar valor para ele, aumentando a demanda por ele à medida que você usa o meio de troca para criar coisas que outras pessoas querem. Se simplesmente imprimirmos meio de troca sem os recursos correspondentes, então criamos o mesmo tipo de ambiente onde os leões podem imprimir carcaças de antílope. O "trabalho" não tem valor e o fornecimento de MOE supera o fornecimento de recursos de uma forma que resulta em desvalorização. E como uma espécie que depende do uso do MOE, todos poderíamos nos beneficiar ao perceber que o trabalho não é realmente sobre prazer, mas sobre propósito.
É claro, em um mundo perfeito você encontra algo que você gosta de fazer no trabalho ou pelo menos algo que lhe interessa, mas no geral, o trabalho existe porque outras pessoas têm problemas que ou não podem resolver ou não querem resolver. E assim, confiamos em outras pessoas para fazer essas coisas para que possamos nos concentrar em outras coisas para as quais somos mais habilidosos. E quando você inverte essa compreensão, acredito que não apenas torna a vida de outras pessoas melhores a longo prazo, mas você também inadvertidamente torna a si mesmo mais valioso a longo prazo. E isso não apenas nos dá propósito pessoal, mas adiciona valor à economia agregada de uma forma que beneficia a nós todos no longo prazo.
[DESABAFO FINAL]
1 – Deixarei você procurar o vídeo se desejar, mas não quero envergonhar pessoalmente essa pessoa. Afinal, isso não se trata de uma única pessoa. É sobre uma narrativa sONcial mais ampla.
2 – Marx via o trabalho como uma mercadoria, o que sempre achei ser uma perspectiva falha. Sim, acredito que alguns capitalistas veem seus trabalhadores como mercadorias, mas essa visão também é falha. Os trabalhadores não são apenas mercadorias. Eles são as pessoas que criam os bens e serviços que melhoram a vida das pessoas. Isso não é uma existência abstrata. É uma parte profundamente pessoal de nossa conexão como seres humanos, e acredito que os capitalistas poderiam se beneficiar ao reconhecer que seus trabalhadores não são apenas mercadorias, mas peças integrais dessa conexão humana que faz nossa sociedade funcionar melhor.
Obs: Tudo isso é especialmente importante no contexto da aposentadoria. Uma das partes mais difíceis sobre a aposentadoria é que as pessoas deixarão de fazer aquilo que as fazia se sentir valiosas para outras pessoas. Isso pode ser um obstáculo psicológico e financeiro muito difícil, e sempre tento incentivar as pessoas a se adaptarem gradualmente à aposentadoria ou talvez nem se aposentarem (ou encontrar algum propósito que substitua seu trabalho anterior).