Saudações camaradas.
O Bastter comenta sempre em evitar fazer negócio com construtora. Bom, vou ilustrar uma situação que estou vivendo que foi causada por um misto de FOMO, poder do BUCHETTI e negligência.

Senta que lá vem história!!
Decidi vender um imóvel que morei em outro estado. Venda normal, recebo o dinheiro e peço ao contador para apurar o GCAP. Ele me passa o valor de R$20K. Na conversa, ele comenta “
se você utilizar este valor para comprar outro imóvel no prazo de 180 dias, fica isento do pagamento”. Bom, como eu estou morando de aluguel, num movimento lógico comecei a procurar um imóvel para comprar. Até aí normal. Só que o BUCHETTI começa a domina sua mente e vem o brilhante pensamento “
bom, é melhor gastar esse 20K num imóvel novo que dar esse valor ao ONREVOG” (FOMO = caminho para o ferro). Só que o BUCHETTI é algo tão poderoso que acabei me deixando mudar o foco de "
buscar um imóvel próprio para a família" para "
não posso perder esses 20K"

Encurtando, encontramos uma obra já pronta, em fase final de entrega da segunda torre e das beneficies que o condomínio prometia (Piscina, churrasqueira, academia, etc......). O fato de já haver moradores na primeira torre há um ano me deu mais confiança para fazer o negócio.
Bom, peguei o contrato de compra e venda levei ao advogado (que não era do ramo) e tudo ok. Fiz negócio, a vista, com valor final mais abaixo do que a construtora pedia, o que era o objetivo de se negociar a vista.
Até aí normal. No momento de fazer a escritura, vem a surpresa. A escrevente esclarece que estaremos fazendo a escritura mas
não poderíamos fazer o registro pois o imóvel estava como aagarantia de empréstimo no banco e que a construtora tem um período de 1 ano para quitar e retirar a condição da aagarantia para que assim eu pudesse efetuar o registro da escritura.
Confesso que no momento o coração gelou.
Paguei o imóvel a vista e ele ainda não é meu!? A escrivã ainda solta a seguinte frase “
Ah, mas com essa escritura você pode entrar na justiça caso, Deus o livre, a construtora não pagar”. Acho que o intuito dela era me tranquilizar, mas quem fica tranquilo com uma aagarantia dessa?
Enfim, estou tocando a vida normalmente. Ainda não olhei mais detalhes mas pretendo, agora com a aceitação do aprendizado, consultar um advogado da área e ver se há alguma alternativa para conseguir o registro antes.
E fica aqui mais uma lição aprendida na dor.
Galera, espero que minha experiência ajude a outros que estão pensando na aquisição de um imóvel.
Abraço a todos.